Educação

SEC realiza encontro com foco na alfabetização de crianças na Bahia

A atividade, que segue até quarta-feira (5), tem o objetivo de promover discussões e reflexões a respeito dos caminhos de gestão, formação, avaliação e mobilização percorridos pela Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) no desenvolvimento do programa, em 2024.

05/06/2024 07h29
SEC realiza encontro com foco na alfabetização de crianças na Bahia
Foto: Claudionor Junior/SEC

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta terça-feira (4), no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, o primeiro encontro presencial de alinhamento com os articuladores regionais do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que busca garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. A atividade, que segue até quarta-feira (5), tem o objetivo de promover discussões e reflexões a respeito dos caminhos de gestão, formação, avaliação e mobilização percorridos pela Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) no desenvolvimento do programa, em 2024.

A missão da Renalfa é liderar a implementação das ações de formação, gestão e acompanhamento dos processos pedagógicos, com foco na alfabetização de crianças. Este propósito vem sendo desenvolvido pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que é o programa prioritário do Ministério da Educação (MEC). Durante o encontro, estão sendo compartilhadas experiências exitosas de gestão dos articuladores regionais para consolidar resultados de ações já desenvolvidas e apresentadas as já realizadas e em andamento nos eixos material didático e reconhecimento educacional. Além disso, serão apresentados e analisados os resultados da Avaliação de Fluência Leitora dos estudantes do 2º ano, da Plataforma PARC/CAED.

A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, afirmou que esta é uma agenda de monitoramento das ações que estão sendo desenvolvidas no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do governo federal. “É o monitoramento das ações e a análise dos resultados das avaliações que nós fizemos nos 417 municípios. Então, a gente vai olhar os resultados de cada município, corrigir a rota e o exercício da formação que a gente vem fazendo nos territórios e nos municípios, além de outras ações que podemos aportar para potencializar a agenda da alfabetização nos municípios”, destacou.

A articuladora regional de formação Sandra Santos, que atua no Núcleo Territorial de Educação do Piemonte Paraguaçu (NTE 14), explicou o seu papel. “O articulador regional de formação é aquele agente que está lá na ponta, conduzindo as ações junto aos municípios. No caso do NTE 14, nós temos 13 municípios jurisdicionados e todos eles possuem um articulador municipal. Neste processo, nós, na sede do NTE, estamos passando as informações, acompanhando e fazendo as intervenções. Temos desenvolvido as ações conforme as orientações e obtido êxito. Tenho certeza que isso será cada vez mais fortalecido”, disse.

O primeiro dia do encontro contou com a participação do representante da Associação Bem Comum, Luciano Nery Ferreira; da representante da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Silvanne Ribeiro; da representante da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Iêda Fátima da Silva; da superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Leninha Vila Nova; do diretor de Planejamento e Gestão da Aprendizagem, Astor Vieira Júnior; da articuladora estadual, Graciene Guimarães, da articuladora estadual e representante da União dos Dirigentes Municipais de Educação.

Comentários

Leia também

Educação
Finep realiza evento na Universidade Estadual de Feira de Santana para oportunizar financiamentos

Finep realiza evento na Universidade Estadual de Feira de Santana para oportunizar financiamentos

A iniciativa, alusiva aos 57 anos da Finep, tem acontecido em diversos estados com propostas...
Educação
Escolas estaduais realizam avaliação de Língua Portuguesa e Matemática com foco na melhoria da aprendizagem

Escolas estaduais realizam avaliação de Língua Portuguesa e Matemática com foco na melhoria da aprendizagem

A ação permite o acompanhamento da gestão da aprendizagem dos estudantes do 9º ano...
Educação
Fórum debate melhorias dos indicadores educacionais em escolas públicas baianas

Fórum debate melhorias dos indicadores educacionais em escolas públicas baianas

Governador esteve presente na abertura do evento que reúne dirigentes, conselheiros e...