Sebrae promove Circuito de Comunicadores em Feira de Santana com Vanderson Nascimento
O evento teve como proposta fortalecer o diálogo entre a instituição e os profissionais da comunicação da região.

Profissionais da imprensa e da comunicação de Feira de Santana participaram de mais uma edição do Circuito de Comunicadores, promovido pelo Sebrae, reunindo jornalistas, produtores de conteúdo e formadores de opinião para debater tendências, desafios e oportunidades no setor.
O evento, realizado na agência do Sebrae no município, contou com palestra do jornalista Vanderson Nascimento e teve como proposta fortalecer o diálogo entre a instituição e os profissionais da comunicação da região.

De acordo com o gerente regional do Sebrae, Isailton Reis, o circuito tem como principal objetivo apresentar o trabalho desenvolvido pela instituição e estreitar a relação com os comunicadores.

“O grande objetivo com esse circuito, e aqui em Feira já é o segundo, é mostrar um pouco da atuação do Sebrae na região, falar de como a gente contribui para o desenvolvimento dos pequenos negócios”, destacou.
Ele ressaltou ainda a abrangência do trabalho realizado.
“São 72 municípios que a gente atende e a ideia é estar próximo de jornalistas e profissionais da comunicação. É um trabalho de mão dupla, onde a gente compartilha informações e também ouve as demandas do público.”

O gestor de comunicação do Sebrae, Marcos Araújo, chamou atenção para as transformações no perfil do comunicador moderno, que cada vez mais atua também como empreendedor.
“O comunicador não é mais aquele do passado que estava restrito à CLT. A gente ia pra faculdade e ficava pensando aonde iríamos trabalhas. Hoje, boa parte é um misto de CLT com empreendedor. A gente precisa falar mais sobre isso, porque o mundo e esse mercado está acelerado”.
Convidado da noite, o jornalista Vanderson Nascimento, apresentador do Bahia Meio Dia, compartilhou experiências da carreira e destacou a importância da inovação e da autenticidade no exercício da profissão.

“A gente precisa aprender a virar a chave para transformar essa paixão em dinheiro. Comunicação é um grande negócio hoje”, afirmou.
Ele também enfatizou que o diferencial está na identidade de cada profissional.
“Cada um tem que encontrar o seu caminho. A graça é exatamente essa: cada um é único. Se você conseguir ser você, já está sendo diferente.”
Durante a palestra, Vanderson relembrou coberturas marcantes, como a tragédia de Brumadinho, destacando os desafios emocionais da profissão.
“Foi uma experiência muito dura. Você está ali vivendo a história, mas também lidando com muita dor. Não teve um minuto sequer sem o barulho de helicóptero, sem alguém chorando. É algo que marca profundamente”, relatou.

Agenda intensa e novos projetos para 2026
Isailton Reis também adiantou que o Sebrae terá uma agenda extensa ao longo de 2026, com ações voltadas para diferentes públicos e setores.
“Vamos trabalhar com mulher empreendedora, com o público plural, com o mundo rural, com as escolas. Temos parcerias com CDL, sindicatos, Senar e também com o ecossistema de inovação. A agenda está cada vez mais cheia e isso nos deixa muito felizes”, concluiu.
*Com informações do repórter Rafael Marques







