SEAP esclarece boatos sobre rebelião no Conjunto Penal de Feira de Santana
A informação desmente boatos que circularam nas redes sociais dando conta de uma suposta rebelião com sete feridos na unidade prisional.
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (SEAP) esclareceu, por meio de nota oficial, que não houve rebelião, tentativa de motim ou feridos no Conjunto Penal de Feira de Santana, nesta quinta-feira (07). A informação desmente boatos que circularam nas redes sociais dando conta de uma suposta rebelião com sete feridos na unidade prisional.
Segundo a SEAP, o que ocorreu foi um ato de indisciplina cometido por cinco presos provisórios, no final da tarde. Os internos se recusaram a permitir que os policiais penais de plantão procedessem com o fechamento da cela às 17h, como ocorre diariamente. Diante da situação, o coordenador da unidade solicitou reforço para conter os detentos envolvidos.
Durante a intervenção, outros cinco presos passaram a insultar os policiais penais, gerando tumulto na unidade. A situação foi rapidamente controlada com o apoio da Companhia Independente de Policiamento de Guarda (CIPGD) e do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP).
A SEAP enfatizou que não houve confronto físico nem registro de feridos, e que o episódio não configura nem mesmo uma tentativa de motim.