Feira de Santana

São João impulsiona comércio de Feira de Santana com crescimento de cerca de 10%

A avaliação é de Marco Silva, presidente do Sindicato do Comércio (Sicomércio), que destacou o aquecimento das vendas

25/06/2025 10h00
São João impulsiona comércio de Feira de Santana com crescimento de cerca de 10%
Foto: Jorge Magalhaes

O período junino se consolidou como uma das datas mais importantes para o comércio de Feira de Santana. A avaliação é de Marco Silva, presidente do Sindicato do Comércio (Sicomércio), que destacou o aquecimento das vendas e o impacto positivo das ações realizadas em parceria com os lojistas e a Prefeitura.

“O São João, considerando todo esse período, começou no dia 7 de junho com o Arraia do Comércio, passou pelo Dia dos Namorados, atravessou o São João e ainda entrou nesse momento pré-São Pedro, quando muita gente troca produtos ou aproveita as últimas promoções. É uma excelente oportunidade para vender e atender bem o cliente”, explicou Marco Silva.

De acordo com ele, o período registrou um crescimento médio de 10% nas vendas em comparação com o ano anterior.

“Estamos falando de um crescimento exponencial, mas já sobre uma base consolidada. Cada ano, o São João se aproxima mais do Natal em importância para o setor. Claro que o Natal ainda é imbatível, até porque tem o 13º salário, mas o São João tem ganhado espaço”, afirmou.

Entre os setores que mais se destacaram estão bebidas, alimentos, calçados, confecções, acessórios e, cada vez mais, perfumaria, maquiagem e itens de beleza.

“A festa junina é rica em culinária e tradição, mas também movimenta outros segmentos que vêm se firmando a cada edição”, pontuou.

Para alcançar esse resultado, Marco Silva destacou uma série de ações estratégicas que contribuíram para o sucesso do período.

“Desde o início incentivamos os empresários a reforçarem os estoques, treinarem as equipes, investirem em propaganda e utilizarem os meios de comunicação para mostrar seus produtos. A ampliação do horário de funcionamento das lojas a partir de 7 de junho foi um catalisador para o movimento no centro da cidade”, lembrou.

Outras medidas também foram decisivas, como o pagamento do abono salarial dos comerciários no dia 20 de junho, dentro do período de maior fluxo de compras, e a realização de campanhas promocionais com sorteio de prêmios, incluindo carro zero quilômetro.

“O comércio é um ecossistema único da cidade. Quando o comércio vai bem, a cidade inteira ganha. Fizemos, por exemplo, a abertura do comércio no feriado de Corpus Christi, no dia 19 de junho, respeitando a tradição religiosa. A procissão aconteceu com grande público, as ruas foram fechadas para o cortejo, e as lojas funcionaram normalmente, com respeito e harmonia. Foi um equilíbrio entre fé e desenvolvimento”, destacou o presidente do Sicomércio.

Ao fazer um balanço, Marco Silva concluiu que o São João foi um verdadeiro sucesso. “Foi uma festa que gerou emprego, renda, arrecadação de impostos e, principalmente, felicidade para o nosso povo. A cidade estava em festa e ainda continua vibrando com o clima junino”, finalizou.

*Com informações da repórter Isabel Bomfim

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Proposta de universidade federal em Feira de Santana é viável, diz Rui Costa

Proposta de universidade federal em Feira de Santana é viável, diz Rui Costa

Rui Costa destacou que o projeto apresentado para Feira de Santana, embora estruturado,...
Feira de Santana
Dia Nacional do Teatro: artistas feirenses celebram a arte que emociona e transforma

Dia Nacional do Teatro: artistas feirenses celebram a arte que emociona e transforma

No Dia Nacional do Teatro, os depoimentos de Fernando Souza e Lion Guimarães lembram que,...
Feira de Santana
Desafio do Slalom chega à Feira de Santanapara etapa da Gincana do Caminhoneiro

Desafio do Slalom chega à Feira de Santanapara etapa da Gincana do Caminhoneiro

A terceira classificatória da temporada acontece neste mês no Posto São Gonçalo 4,...