São João da Bahia deve atrair 1,7 milhão de turistas e injetar R$ 2 bilhões na economia
A expectativa é que o evento deste ano supere todas as edições anteriores
Na noite de terça-feira (28), no Parque de Exposições de Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado de secretários de Estado, anunciou as expectativas para o São João da Bahia deste ano. Segundo as projeções, o evento deve atrair 1,7 milhão de turistas e injetar R$ 2 bilhões na economia do estado.
Durante a apresentação, Jerônimo Rodrigues destacou a importância cultural e econômica da festa.
“Nós queremos compartilhar com vocês neste momento todos nós sabemos o significado de uma festa tão fortemente cultural, tradicional e que movimenta muito a economia. É um período que aqueles que moram longe e moram fora aguardam todo ano. Tem aqueles que usam o final de ano e tem aqueles que usam o meio do ano pra visitar suas famílias, suas origens e aqueles outros que pra descansar durante o período no meio do ano se valem de chegar até os munícipes”, afirmou o governador.
Ele ressaltou que o São João da Bahia está sendo nomeado como o maior São João do mundo e fez uma homenagem ao Grupo Lordão, em especial ao artista, compositor e cantor Cocó.
“As mulheres entregaram um buquê de flores a sua esposa Sônia. Da mesma forma que vocês viram o padrão do ano passado do São João e o grau de organização do Carnaval 2024, vocês também verão uma réplica cada vez mais aperfeiçoada daquilo que a gente sabe fazer, que é organizar grandes eventos. A Bahia se consagrou como um estado que realiza e sabe realizar grandes eventos.”
O governador enfatizou que o São João tem um alcance maior que o Carnaval, pois praticamente todos os municípios têm alguma forma de celebração.
“O São João extrapola inclusive o conceito do Carnaval porque o Carnaval nem todos os municípios têm. Mas o São João praticamente todos os municípios têm alguma animação. Aqui aqueles pontos mais considerados turísticos, famosos, nós haveremos de referendar, mas nós não abriremos mão de poder apoiar todos os municípios que assim se fizerem cadastrados no nosso edital.”
Jerônimo Rodrigues garantiu que, além do apoio cultural, a segurança pública estará presente em todos os municípios durante todo o evento.
“A área de saúde da mesma forma, nós manteremos o padrão de serviço na área de saúde e ampliaremos a quantidade de plantões justamente naquelas áreas onde a concentração de gente é maior, mas também onde existem riscos, por exemplo, de queimaduras.”
Ele citou municípios como Santo Antônio de Jesus, na região do Recôncavo, que utilizam fogos de artifício com maior frequência, e destacou a preparação especial de hospitais para atender possíveis incidentes.
“Nós haveremos de replicar também o respeito às mulheres e combater qualquer tipo de injustiça ou discriminação. Faremos um São João cada vez melhor. Este será o nosso segundo São João mais denso depois da pandemia, 2022 ainda foi uma transição, mas ano passado nós já estávamos bastante superados da situação da pandemia da covid.”