Bahia

São Gonçalo: Veto da suplementação de 0% será votada hoje (24)

Se não for aprovado pode inviabilizar o município

24/01/2023 06h42
São Gonçalo: Veto da suplementação de 0% será votada hoje (24)

A lei de diretrizes orçamentárias do ano de 2023 foi aprovada na câmara de vereadores de São Gonçalo dos Campos no final do ano passado. O que está rendendo muita polêmica é que o prefeito Tarcísio Pedreira pediu uma suplementação de 60% no orçamento, porém a oposição, comandada pelo presidente da câmara Josué de Oliveira, colocou uma emenda para derrubar a suplementação.

O orçamento foi aprovado por unanimidade pelos 13 vereadores, no entanto os vereadores da oposição, composta por 07 edis votaram contra a suplementação.

Pela primeira vez na história de São Gonçalo dos Campos um orçamento foi aprovado com 0% de suplementação. Gestões passadas já tiveram suplementações de: 40%, 60%, 80% e até 100%.

Gilson Cazumbá, vereador com mais de 20 anos de mandato, disse que na história da cidade nunca viu a Câmara aprovar uma lei orçamentária e dá 0% de suplementação. “Isso é um absurdo, desrespeito com a gestão do município e com nosso povo, está inviabilizando o município.” Disse.

Os vereadores Gonçalo Raimundo de Oliveira, Ellon Maldine, vereador Grilo e Sérgio usaram suas redes sociais e se manifestaram contra a atitude da oposição.

Será realizada uma sessão extraordinária prevista para amanhã desta terça-feira (24) para aprovação ou não do veto do prefeito.

Para os vereadores da situação, caso maioria dos edis, votem pela não aprovação do veto, vão inviabilizar o desenvolvimento da gestão e do município, prejudicando o funcionamento da Saúde, educação, realização de obras, fornecedores e principalmente contratação de Funcionários. O prefeito terá dificuldade de manter os funcionários contratos pelo município, lembrando que são pais e mães de família que precisam do seu sustento, para levar o pão para casa, além disso tudo, muitos desses funcionários contratados, são eleitores de maioria dos vereadores, inclusive aqueles que fazem parte da oposição, disse um deles

O prefeito Tarcísio Pedreira se manifestou sobre a decisão dos vereadores através das redes sociais.



A lei orçamentária de São Gonçalo dos Campos deste ano está orçada em 147,6 milhões de reais, são cerca de 12,3 milhões por mês.

A suplementação é quando a câmara autoriza o gestor a remanejar recursos de uma secretaria para outra, prática comum em todos os municípios, assim como também no Estado, na Assembleia legislativa e na união.

Comentários

Leia também

Bahia
Nenhum crime grave computado na segunda noite do Feriadão Junino

Nenhum crime grave computado na segunda noite do Feriadão Junino

Na segunda noite dos festejos as Forças das Segurança registraram baixo número de ocorrências...
Bahia
Superintendente do DNIT aponta trechos prioritários com obras e rotas alternativas para o São João

Superintendente do DNIT aponta trechos prioritários com obras e rotas alternativas para o São João

O superintendente do DNIT na Bahia, Roberto Alcântara, destacou que o estado possui cerca...
Bahia
Com shows imperdíveis, Anguera se prepara para viver o São João mais animado da região

Com shows imperdíveis, Anguera se prepara para viver o São João mais animado da região

De 21 a 23 de junho, a cidade se transforma em um verdadeiro arraial de alegria, tradição...