Santuário Senhor dos Passos reúne fé, história e tradição no coração de Feira de Santana
A Festa do Senhor dos Passos é uma das mais importantes celebrações religiosas da cidade, realizada todos os anos em setembro.
Feira de Santana se prepara para a tradicional Festa do Senhor dos Passos, que até o dia 21 de setembro de 2025, e marca também a importância histórica e religiosa do Santuário localizado no coração da cidade. O programa De Olho na Cidade conversou com o padre Júlio Santa Bárbara, pároco do Santuário Senhor dos Passos que contou a trajetória da igreja e sua relevância para a população.
A história do Santuário Senhor dos Passos remonta a 1850, quando o Comendador Coronel Felipe Pedreira de Cerqueira solicitou autorização à Diocese de Salvador para construir uma capela e um cemitério.
“A fé no Senhor dos Passos em Feira de Santana vem com a construção de uma capela e de um cemitério. Inicialmente, eles foram erguidos onde hoje está o prédio da Prefeitura Municipal”, explicou o padre Júlio.
A capela original passou por diversas fases até que, no início do século XX, se iniciou a construção do atual prédio do santuário. A pedra fundamental foi colocada em 9 de outubro de 1921, em uma missa campal celebrada pelo cônego Tertuliano Carneiro da Silva.
“O templo levou 58 anos para ser concluído de modo completo, ficando pronto em 1979”, contou o padre.
Em 1964, a igreja foi elevada à condição de paróquia, e, em 2024, completou 60 anos de existência. No mesmo ano, a igreja recebeu o reconhecimento oficial como Santuário, em razão da grande afluência de fiéis e do papel religioso e social que desempenha.
“O Santuário Senhor dos Passos é um oásis no coração da cidade. Além de serviço religioso, prestamos serviços sociais e mantemos diversas frentes de apoio à comunidade”, afirmou padre Júlio.
O Santuário também é um patrimônio histórico e cultural tombado pelo estado da Bahia, sendo considerado um cartão-postal e referência arquitetônica da cidade.
“Não há como falar de Feira de Santana sem mencionar o Senhor dos Passos. Ele constitui um elemento central da identidade do povo feirense”, destacou o padre.
A Festa do Senhor dos Passos é uma das mais importantes celebrações religiosas da cidade, realizada todos os anos em setembro.
“Este ano, estamos completando a vigésima nona edição da festa, em comunhão com o Jubileu da Esperança, com o tema ‘Minha fé, minha esperança’”, disse padre Júlio.
A programação inclui missas diárias, sendo a principal no dia 21 de setembro, às 16h, seguida da procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos e um show de encerramento com a banda católica Ministério Ignis, de Salvador.
“É uma festa que reforça nossa fé e a identidade cultural da cidade. Não pode ficar de fora dessa celebração”, convidou o padre.
A construção do Santuário contou com a participação de nomes influentes da cidade, como Eduardo Fróes da Mota, Gastão Guimarães e Francisco de Macedo.
“Hoje, olhando para Feira de Santana, vemos que a fé no Senhor dos Passos é um elemento importante da identidade do povo feirense”, concluiu o padre Júlio Santa Bárbara.