Bahia

Santo Estêvão sedia congresso nacional voltado para soluções no trânsito e mobilidade

Evento ocorrerá entre os dias 6 e 9 de dezembro

05/12/2023 10h18
Santo Estêvão sedia congresso nacional voltado para soluções no trânsito e mobilidade
Foto: Reprodução

A cidade de Santo Estêvão, a 40 km de Feira de Santana, vai receber o Congresso Nacional de Soluções Estratégicas para o Trânsito e Mobilidade (CONSETRAM) e a Exposição de Soluções Estratégicas para o Trânsito e Mobilidade (EXPOSETRAM), entre os dias 6 e 9 de dezembro para debater soluções estratégicas nos municípios.

O evento abordará estratégias e inovações tecnológicas para tornar o trânsito mais eficiente e sustentável, contando com a participação de especialistas, representantes do Banco Mundial, SERPRO e associações nacionais.

“Espero que Santo Estevão seja uma inspiração para outras cidades. Este Congresso é voltado para pequena e médias cidades, mas quando traz para o interior, mostra a força e importância do transito no interior. E buscamos mais conscientização do uso de capacetes, de veículos regularizados. É isso que propomos, para também usarmos todas as tecnologias que estão a disposição”, afirma o prefeito da cidade, Rogério Costa, em entrevista ao De Olho na Cidade.

Palestras, debates, oficinas e a EXPOSETRAM compõem a programação, proporcionando uma feira de exposição para empresas apresentarem soluções voltadas à melhoria do trânsito nas cidades. O CONSETRAM e a EXPOSETRAM visam discutir e reunir soluções, incluindo sistemas de autuações, planejamento, veículos, radares e projetos urbanísticos.

“A programação é bastante eclética. É referente a parte de trânsito, mas também discutimos em soluções para os municipios. Então, falamos em engenharia, educação, novas tecnologia, inovações, comportamentos, e vamos enconntrar grandes palestrantes para isso”, pontua o secretário Secretário de Transporte e Trânsito de Santo Estêvão, Reinaldo Copello.

Duas oficinas, uma de urbanismo tático e outra com o NEAT, oferecerão soluções urbanísticas para o trânsito. O congresso incluirá uma simulação de resgate com a participação da Polícia Militar, GRAER/PMBA, Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e VIABAHIA, demonstrando o aparato disponível em acidentes de trânsito.

O evento será realizado em parceria entre o Governo do Estado da Bahia, DETRAN/Bahia, Conselho Estadual de Trânsito e a Prefeitura Municipal de Santo Estêvão, com apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR).

Confira a programação completa:

Comentários

Leia também

Bahia
Sesab intensifica ações após confirmação de 80 casos da Febre Oropouche

Sesab intensifica ações após confirmação de 80 casos da Febre Oropouche

Não existe tratamento específico para a Febre do Oropouche, sendo o manejo clínico focado...
Bahia
Nota técnica conjunta do MP e Tribunais de Contas orienta sobre contratações nos festejos juninos

Nota técnica conjunta do MP e Tribunais de Contas orienta sobre contratações nos festejos juninos

O documento foi assinado pelo procurador-geral de Justiça Pedro Maia e pelos presidentes...
Bahia
Bahia tem 269 municípios em epidemia de Dengue

Bahia tem 269 municípios em epidemia de Dengue

A Bahia possui uma taxa de letalidade de 2,7%, menor do que a média nacional. Ao todo,...