Bahia

Santo Estêvão sedia congresso nacional voltado para soluções no trânsito e mobilidade

Evento ocorrerá entre os dias 6 e 9 de dezembro

05/12/2023 10h18
Santo Estêvão sedia congresso nacional voltado para soluções no trânsito e mobilidade
Foto: Reprodução

A cidade de Santo Estêvão, a 40 km de Feira de Santana, vai receber o Congresso Nacional de Soluções Estratégicas para o Trânsito e Mobilidade (CONSETRAM) e a Exposição de Soluções Estratégicas para o Trânsito e Mobilidade (EXPOSETRAM), entre os dias 6 e 9 de dezembro para debater soluções estratégicas nos municípios.

O evento abordará estratégias e inovações tecnológicas para tornar o trânsito mais eficiente e sustentável, contando com a participação de especialistas, representantes do Banco Mundial, SERPRO e associações nacionais.

“Espero que Santo Estevão seja uma inspiração para outras cidades. Este Congresso é voltado para pequena e médias cidades, mas quando traz para o interior, mostra a força e importância do transito no interior. E buscamos mais conscientização do uso de capacetes, de veículos regularizados. É isso que propomos, para também usarmos todas as tecnologias que estão a disposição”, afirma o prefeito da cidade, Rogério Costa, em entrevista ao De Olho na Cidade.

Palestras, debates, oficinas e a EXPOSETRAM compõem a programação, proporcionando uma feira de exposição para empresas apresentarem soluções voltadas à melhoria do trânsito nas cidades. O CONSETRAM e a EXPOSETRAM visam discutir e reunir soluções, incluindo sistemas de autuações, planejamento, veículos, radares e projetos urbanísticos.

“A programação é bastante eclética. É referente a parte de trânsito, mas também discutimos em soluções para os municipios. Então, falamos em engenharia, educação, novas tecnologia, inovações, comportamentos, e vamos enconntrar grandes palestrantes para isso”, pontua o secretário Secretário de Transporte e Trânsito de Santo Estêvão, Reinaldo Copello.

Duas oficinas, uma de urbanismo tático e outra com o NEAT, oferecerão soluções urbanísticas para o trânsito. O congresso incluirá uma simulação de resgate com a participação da Polícia Militar, GRAER/PMBA, Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e VIABAHIA, demonstrando o aparato disponível em acidentes de trânsito.

O evento será realizado em parceria entre o Governo do Estado da Bahia, DETRAN/Bahia, Conselho Estadual de Trânsito e a Prefeitura Municipal de Santo Estêvão, com apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR).

Confira a programação completa:

Comentários

Leia também

Bahia
Governador anuncia duas mortes por dengue no pré-Carnaval

Governador anuncia duas mortes por dengue no pré-Carnaval

O gestor afirmou que reforça a informação porque as vezes o Carnaval neutraliza temas...
Bahia
Carnaval termina sem morte violenta e com 36 presos pelo Reconhecimento Facial

Carnaval termina sem morte violenta e com 36 presos pelo Reconhecimento Facial

Balanço final da folia de 2024 foi apresentado na manhã desta quarta-feira (14), durante...
Bahia
Governador destaca presença de 11 milhões de pessoas durante o Carnaval 2024

Governador destaca presença de 11 milhões de pessoas durante o Carnaval 2024

Ele afirmou que o sentimento é de dever cumprido.