Santa Casa se prepara para a 3ª Caminhada do Amor em Feira de Santana
Evento acontece em 9 de novembro na Avenida Fraga Maia e reforça conscientização sobre prevenção ao câncer de mama e de próstata
A Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana anunciou oficialmente a terceira edição da Caminhada do Amor, que será realizada no dia 9 de novembro, na Avenida Fraga Maia. A iniciativa tem como objetivo reforçar a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de próstata, alinhando-se às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.
A provedora da Santa Casa ressaltou o compromisso social dessa instituição filantrópica, que realiza os atendimentos oncológicos pelo UNACON no município com recursos do SUS.
“A Caminhada do Amor tem um grande papel social. Nós trabalhamos com o serviço de oncologia SUS em Feira de Santana, então existe uma obrigação social da gente trazer uma conexão com a população. Sabemos que o diagnóstico precoce aumenta a taxa de sucesso nos tratamentos. É fundamental que a sociedade esteja consciente da necessidade da prevenção contra esses cânceres, que hoje têm diversas linhas de tratamento e possibilidade de cura quando identificados no início”, destacou.
Um dos diferenciais da caminhada é a escolha anual de um embaixador ou embaixadora, sempre um paciente em tratamento na Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia), que simboliza a luta e a resiliência de tantos outros que enfrentam a doença. Este ano, a escolhida foi Zaíne Carneiro, que em dezembro completa três anos de luta contra o câncer de retossigmoide, um tipo de câncer colorretal.
Zaíne destacou o significado de representar tantas pessoas que enfrentam a mesma batalha.
“Isso é muito mais do que uma caminhada, é uma representação de coragem, de fé, de apoio. Olhar pra equipe, olhar pra vocês, olhar pra mim, e olhar pra esse projeto que é tão lindo, é lembrar que a gente não está só, que nós somos amados, que nós somos acolhidos, que somos ouvidos e, principalmente, somos cuidados por um Deus que provê tudo, inclusive a cura e a vida.”
A expectativa é reunir pacientes, familiares, colaboradores da Santa Casa e toda a comunidade feirense em um momento de mobilização e esperança na luta contra o câncer.
JP Miranda/ De Olho na Cidade