Santa Casa inicia triagem de pacientes para cirurgias de cabeça e pescoço
Segundo o provedor da Santa Casa, a estimativa inicial é de realizar 40 cirurgias por mês
A Santa Casa de Feira de Santana iniciou a triagem dos pacientes que já solicitaram cirurgias de cabeça e pescoço. Essas cirurgias, suspensas em janeiro deste ano, estão previstas para retornar nas próximas semanas.
Em entrevista ao De Olho na Cidade, o provedor da Santa Casa, Dr. Rodrigo Matos, esclareceu detalhes sobre o processo de triagem.
“Nós não estamos selecionando quem será operado ou não. Estamos triando os pacientes que já solicitaram avaliação do cirurgião de cabeça e pescoço. Os pacientes com indicação de cirurgia serão operados conforme a fila da lista única do estado”, destacou.
Dr. Rodrigo informou que a estimativa inicial é de realizar quarenta cirurgias por mês, mas ressaltou que essa previsão pode ser ajustada conforme a demanda.
“Se houver uma demanda maior, o Hospital Dom Pedro, mantido pela Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, tem condições de ampliar essa oferta e operar todos os casos necessários.”
A importância do cuidado com câncer de cabeça e pescoço foi enfatizada pelo provedor. “É uma doença muitas vezes visível, afetando áreas expostas como a face e o pescoço, o que torna essa patologia extremamente sensível para a população”, afirmou. Ele também destacou a relevância do tratamento especializado e a parceria com a Sesab, que viabiliza a realização das cirurgias.
Com um corpo clínico de excelência liderado pelo Dr. Leonardo Rios, a Santa Casa está preparada para realizar essas cirurgias com segurança e eficiência.
“Estamos aqui no Hospital Dom Pedro para acolher mais essa demanda da saúde pública, mostrando que a Santa Casa de Feira de Santana é parceira dos entes públicos para a realização de um trabalho sério que impacta positivamente a vida das pessoas”, concluiu
*Com informações do repórter Robson Nascimento