Santa Casa de Misericórdia recebe novo serviço oncológico em julho
Novo serviço até então só estava disponível em Salvador
O Hospital Dom Pedro de Alcântara, gerido pela Santa Casa de Misericórdia, de Feira de Santana vai receber um novos serviço de sáude a partir de julho. A informação foi divulgada pelo provedor da instituição, Dr. Rodrigo Matos, em entrevista ao De Olho na Cidade.
Segundo Matos, o serviço de ortopedia oncológica será disponilizado pela primeira vez em Feira de Santana e região. Até então, o acesso ao tratamento só era possível no Hospital Aristides Maltez, em Salvador.
“Esse serviço não tem em Feira, o paciente com algum tumor ósseo precisa se encaminhar para Salvador e essa patologia é mais rara, porque a incidência de outros tipos de tumores – como mama ou próstata – realmente é maior. Contudo, um paciente que tem tumor de mama ou próstata, consegue fazer uma metástase, e grande parte dessas metástase vão para o osso, que fica mais ‘frágil’ e com fraturas, que acamam os pacientes, reduzindo a expectativa de vida e aumentando riscos”, explica o Dr. Rodrigo Matos.
Com a disponibilização do serviço, o paciente tem a possibilidade de ser avaliado, abordado de forma cirurgia ou medicamentoso, e até profilática, para evitar o surgimento de frauturas.
“Isso melhora muito a assistência oncológica na nossa região”, pontua.
O novo serviço deve chegar ao decorrer do mês de julho. Conforme o provedor, os preparativos do ambulatória já estão em andamento.