Santa Casa de Feira realiza mutirão gratuito de exames cardíacos e diagnóstico da doença de Chagas
Até o final do mutirão mais de 1.500 terão sido atendidas
A Santa Casa de Feira de Santana, em uma ação conjunta com a Edwards Lifesciences Foundation e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), promove um mutirão de exames de ecocardiograma, eletrocardiograma e diagnóstico da doença de Chagas. O atendimento, que ocorre no Centro Médico HCardio, unidade ambulatorial da Santa Casa, vai até terça-feira (27), oferecendo serviços essenciais para a saúde cardíaca da população.
O provedor da Santa Casa de Feira de Santana, Rodrigo Matos, expressou sua satisfação com a iniciativa.
“É uma alegria imensa estar aqui falando sobre este grande mutirão que estamos promovendo em parceria com a UFMG e a Edwards Lifesciences Foundation, uma organização internacional focada na saúde cardíaca”, disse. “Quando concluirmos esse mutirão na terça-feira, teremos assistido mais de 1.500 pessoas, oferecendo tanto eletrocardiograma quanto ecocardiograma, exames que são extremamente demandados e que o sistema público, infelizmente, não consegue atender totalmente.”
O provedor destacou a importância do ecocardiograma, explicando que se trata de um exame de ultrassom dinâmico do coração, que avalia tanto a anatomia quanto a função cardíaca.
“É um exame de primeira linha para a tomada de decisão do cardiologista, crucial para o diagnóstico e ajuste de tratamentos. Além disso, é um exame complexo, que exige não apenas uma máquina de qualidade, mas também a expertise de um médico altamente qualificado, com anos de formação e especialização em ecocardiografia.”
O mutirão, que atende tanto adultos quanto crianças, está ajudando a reduzir uma demanda reprimida significativa na região.
“Estamos muito felizes porque, ao final, 1.500 pessoas terão acesso a esses exames. Sabemos que a maioria das prefeituras da Bahia não consegue ofertar esse número de exames cardiológicos em um ano inteiro, e aqui estamos realizando essa ação em apenas alguns dias”, ressaltou.
A Santa Casa de Feira de Santana, atenta às necessidades de saúde da comunidade, está oferecendo um serviço que certamente terá um impacto positivo na qualidade de vida dos pacientes atendidos.
“Este trabalho social na área da saúde vai modificar a vida de muita gente, tornando os tratamentos mais eficazes e diagnosticando doenças que, de outra forma, poderiam passar despercebidas”, completou.
O atendimento continua nesta segunda-feira até às 18h e, na terça-feira, será realizado das 8h até o meio-dia, no Centro Médico HCardio. Todos os exames são oferecidos de forma gratuita e com agendamento. As inscrições para os atendimentos já foram encerradas.