Santa Bárbara: gestão atual trabalha com outro ‘modus operandi’, avalia ex-prefeito
De acordo com Jailson, a opção do gestor é voltado para o que precisa ser ‘visto’, como prédios e construções, ao invés da estruturação social.
O ex-prefeito da cidade de Santa Bárbara, professor Jailson Costa, avaliou a atual gestão do município e comentou sobre o cenário político esperado para 2024. Em entrevista ao De Olho na Cidade, Jailson declarou que o atual gestor trabalha com foco diferente do que era empregado durante seu mandado.
“Dar para notar que são projetos diferentes, o ‘modus operandi‘ do prefeito atual é diferente do que utilizávamos quando estávamos a frente da prefeitura. Tínhamos um papel de pautar mais questões sociais, questões de atendimento e apoio ás condições críticas que as pessoas enfrentam no seu dia a dia. E, atualmente, essa condição de atenção mais voltada ao social, não tem sido o foco da atual gestão. As reclamações já aparecem, e a gente percebe qual é a intenção do atual gestor da cidade, que não tem grandes recursos próprios e depende muito de recursos externos, mais precisamente do governo federal e estadual”.
De acordo com Jailson, a opção do gestor é voltado para o que precisa ser ‘visto’, como prédios e construções, ao invés da estruturação social.
Ainda, quanto aos investimentos, Jailson salienta que o município não é uma localidade com alto poder de arrecadação. De acordo com o ex-prefeito, O IPTU, as taxas e os recursos cobrados na própria municipalidade não contribuem para que um prefeito possa ‘nadar de braçada’.
“Aliado a isso, é preciso ter muita responsabilidade, pois uma gestão desequilibrada, muito ‘para frente’, sem noção do terreno que está pisando, corre o risco de enfrentar uma condição de muita dificuldade. Se a gente observar o quanto de gastos a prefeitura tem feito em atividades que poderiam estar priorizando para outro momento e em menor quantidade, eu pressuponho que em breve o prefeito vai enfrentar uma grande dificuldade quanto aos indicies constitucionais. Tem uma dificuldade para manter os indicies de educação, saúde, manter o investimento do FUNDEB no custeio da folha de pagamento do professor”, pontua.
ELEIÇÕES 2024
A respeito de possíveis nomes para as eleições 2024, Jailson declara que seu partido está com as discussões internais em andamento e por enquanto não se fala em definição de nomes.
“O PT sempre faz os seus debates para definição de candidatura no campo interno. Temos um estatuto, uma linha política muito focada em como as candidaturas são definidas. No PT, o ‘dono da vez’ é o filiado, é ele quem se coloca a disposição para candidatura, no momento definido é ele quem vota em quais serão os candidatos a vereador e prefeito, é o filiado que faz essa discussão. Em Santa Barbara este processo está em curso”.
Além disso, Jailson destaca que o partido está focado em seu projeto político para a gestão dos próximos anos, que será apresentado a população no periodo de pré-campanha e campanha eleitoral.
“Ele já está em sua formatação final e agora vai passar para a escuta de população, para que ela possa especificar quais suas necessidades e expectativas para uma próxima gestão do PT. Meu nome é citado, muito por conta das duas gestões que já fizemos, mas também há outros nomes interessados”.
O vereador Luís Pedro, professor Hugo, professor Jessé, ex-vice prefeito Val Falcão, são alguns dos nomes significativos para o partido.