Samu de Santa Bárbara passa a atender Tanquinho
O evento aconteceu na manhã de terça-feira, 28, em Tanquinho.
O Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade de Santa Bárbara passou a atender também a cidade de Tanquinho. O evento aconteceu na manhã de terça-feira, 28, em Tanquinho.
A secretária de Saúde de Santa Bárbara, Jucinei Cerqueira da Silva, falou sobre as dificuldades e desafios para implantar o Samu em Santa Bárbara. Ela destacou o sucesso do serviço, que tem reduzido a demanda no hospital e proporcionado maior agilidade nos primeiros socorros.
“Quando acontece um acidente, levamos diretamente para o hospital Clériston Andrade, que é porta aberta para os pacientes socorridos pelo Samu”, afirmou. “Hoje, Tanquinho receberá um grande benefício com a implantação do Samu na cidade”, acrescentou.
A secretária de Saúde de Tanquinho, Ana Paula Santana Lima, comentou sobre os desafios enfrentados anteriormente.
“Quando ocorria um acidente nas estradas que cortam a cidade, tínhamos que deslocar uma equipe para o local, trazer o paciente para nosso hospital, cuidar e regular para o hospital do estado”, explicou. “Com a chegada do Samu compartilhado com Santa Bárbara, não precisaremos mais deslocar nossa equipe do hospital. O paciente será atendido pelo Samu e encaminhado diretamente para o HGCA sem precisar de fila de regulação”, destacou.
Dr. Charles Rocha, médico diretor do hospital municipal, ressaltou a importância da chegada do Samu para o município.
“Tanquinho, assim como Santa Bárbara, é cortada por BRs e BAs. Só quem já sofreu um acidente sabe a importância deste serviço”, disse.
O prefeito de Santa Bárbara, Edifrancio Oliveira, falou sobre a parceria com a cidade vizinha.
“Quando recebi a autorização para operar o Samu, fui informado para compactuar também com Tanquinho. Sentei com Zé Luiz e chegamos a um consenso. O que já deu certo em Santa Bárbara agora vai dar certo em Tanquinho”, afirmou. Ele também mencionou as dificuldades enfrentadas para colocar o Samu em funcionamento em Santa Bárbara. “Lutamos muito, compramos uma nova ambulância com recursos próprios e fizemos a manutenção de outra adquirida na gestão passada. Hoje, temos uma reserva para qualquer problema com a nova ambulância, que também servirá Tanquinho”, completou.
O prefeito de Tanquinho, Zé Luiz, agradeceu ao colega prefeito pela parceria.
“Agora teremos o Samu em nossa cidade. Vamos lutar para ter uma sede própria aqui. Basta ligar para o 190 em qualquer lugar da cidade, seja na sede ou na zona rural, que o Samu vai atender”, afirmou.
O evento contou com a participação de secretários, vereadores e um grande público da cidade, que recebeu com muita alegria a chegada do Samu.
*Com informações do repórter André Silva