Feira de Santana

SAMU completa 21 anos em Feira com frota renovada e expansão regional

De janeiro até agora, o serviço já prestou 12.555 atendimentos à população

08/09/2025 06h22
SAMU completa 21 anos em Feira com frota renovada e expansão regional
Fotos: ACM e Jorge Magalhães – Arquivo

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Feira de Santana celebra, nesta segunda-feira, 8 de setembro, 21 anos de implantação no município. A data marca não apenas a trajetória do serviço, mas também os investimentos realizados pela atual gestão para ampliar e qualificar o atendimento à população.

Neste ano, a Prefeitura recebeu oito novas ambulâncias para reforçar a frota e garantir respostas ainda mais rápidas e eficientes às ocorrências de urgência e emergência.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, lembra que, ao assumir a pasta, o SAMU enfrentava sérios problemas, com veículos fora de funcionamento. 

“Mesmo com tantos desafios, conseguimos melhorar significativamente o nosso serviço de urgência e emergência”, afirmou o gestor, que já atuou no SAMU como médico regulador, assistencial, integrante do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e coordenador médico.

Atualmente, o SAMU de Feira conta com 11 veículos em operação, sendo oito ambulâncias de suporte básico e três de suporte avançado. “Esse reforço representa um salto importante na capacidade de resposta do serviço”, acrescenta o titular da pasta.

Além disso, neste ano, o SAMU consolidou sua expansão regional com a implantação da base descentralizada em São Gonçalo dos Campos, ampliando o alcance do atendimento de urgência. Também atendeu uma antiga demanda dos profissionais, implementando a escala de 12h para os colaboradores da Central de Regulação das Urgências e de 24h para os da assistência — solicitações aguardadas há mais de 20 anos.

De janeiro até agora, o serviço já prestou 12.555 atendimentos à população, entre ocorrências e orientações por telefone, garantindo respostas mais rápidas e salvando vidas em situações emergenciais.

A coordenadora do SAMU, Rita Lima, destaca os avanços conquistados e o comprometimento da equipe, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores e profissionais da regulação, que recebem cada chamada da população.

“Celebramos mais de duas décadas de atuação com uma estrutura renovada e maior capacidade de acolhimento à população. Esse é um marco que reforça nosso compromisso de oferecer um atendimento humanizado, ágil e seguro a todos que precisam. Cada melhoria conquistada reflete uma gestão pautada na responsabilidade, transparência e no cuidado com a vida”, afirmou.

As melhorias também chegaram à base do SAMU, que recebeu revitalização em suas instalações, incluindo nova pintura, resultado dos investimentos realizados pela Prefeitura.

TRAJETÓRIAS NO SERVIÇO

Rita Lima, enfermeira intervencionista, acompanha o serviço desde sua implantação. “Ao longo desses anos, acumulei uma vasta experiência no atendimento pré-hospitalar e na tomada de decisões em momentos críticos. Hoje, com conhecimento técnico e a vivência no campo, estou à frente desse importante serviço com o compromisso de salvar vidas e oferecer um atendimento humanizado”.

Entre os profissionais que também fazem parte dessa história está a enfermeira Mary Ellen Rusu, 49 anos, que atua no SAMU desde a sua criação, há 21 anos. Ela relembra um dos momentos mais marcantes da trajetória no serviço, envolvendo uma família vítima de acidente de trânsito — experiência que, segundo ela, simboliza os desafios e a sensibilidade exigidos na rotina de salvar vidas.

“A situação que mais me marcou durante todos esses anos foi um acidente envolvendo uma família. O pai seguia de carro com as duas filhas para buscar a mãe, que é professora, na escola. No caminho, eles sofreram uma colisão com um caminhão. Uma das crianças, de aproximadamente quatro anos, ficou imprensada entre os bancos e faleceu ainda no local. O pai e a outra filha foram levados ao hospital, mas, infelizmente, também não resistiram”.

Para ela, integrar a equipe significa “fazer parte de um projeto que transformou o atendimento pré-hospitalar de emergência no Brasil”, destacando a dedicação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores e demais profissionais que garantem socorro rápido e de qualidade.

Conduzindo ambulâncias do SAMU há 18 anos, Aloísio Alex Alves destaca o orgulho de participar de uma missão que exige atenção, agilidade e responsabilidade em cada ocorrência. 

“Ser condutor é muito mais do que dirigir. É ter a consciência de que cada segundo faz diferença para salvar uma vida. Já vivenciei muitas situações marcantes, e em todas elas percebo a importância do nosso trabalho em levar a equipe de forma segura e rápida até quem mais precisa”, afirma.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Feira de Santana sedia encontro regional das associações comerciais da Bahia

Feira de Santana sedia encontro regional das associações comerciais da Bahia

O encontro em Feira de Santana reforçou o papel estratégico da cidade como ponto de convergência...
Feira de Santana
Expofeira: Settdec destaca diversidade de expositores com estande especial

Expofeira: Settdec destaca diversidade de expositores com estande especial

Em um dos ambientes, estão expostos trabalhos de arte popular e artesanato
Feira de Santana
Expofeira 2025 é aberta oficialmente com presença do governador Jerônimo Rodrigues e do prefeito José Ronaldo

Expofeira 2025 é aberta oficialmente com presença do governador Jerônimo Rodrigues e do prefeito José Ronaldo

O evento, já consolidado como um dos maiores do interior do Nordeste, contou com a presença...