Hora do Empreendedorismo

Saiba quais são os 10 pontos essenciais para a liderança feminina eficiente

Autoliderança é o primeiro ponto

24/03/2023 12h12
Saiba quais são os 10 pontos essenciais para a liderança feminina eficiente
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

ESPECIAL MARÇO MULHER

Para algumas mulheres, a liderança ainda é motivo de insegurança, especialmente no Brasil, onde, até 2019, 62,6% dos cargos gerenciais eram ocupados por homens e apenas 37,4% pelas mulheres, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a reitora da Unex, Marcly Pizzani, existem 10 pontos fundamentais que auxiliam o processo de atuação da mulher como líder, mas a primeira coisa essencial é ter autoliderança.

“Ninguém lidera os outros sem se auto liderar primeiro, é preciso gerenciar os seus medos, e as suas inquietações. A autoliderança é fundamental nessa caminhada”, afirma a reitora em entrevista ao De Olho na Cidade.

O 2º ponto é ter amor pelo seu trabalho. De acordo com Marcly, quando o indivíduo se sente feliz e realizado pelas suas atribuições, o trabalho se encaminha de maneira mais produtiva. 

“Você precisa estar no lugar certo e no momento certo. Nossa jornada de trabalho hoje é árdua, passamos mais tempo no trabalho do que em casa, então se você não tiver paixão e nem envolvimento pelo que faz, isso vai reverberar negativamente, tanto no seu exercício profissional, quanto também na sua vida pessoal. Precisamos amar o que fazemos, para assim termos certeza que estamos contribuindo e entregando nosso melhor”.

Outro ponto citado é a habilidade de ter flexibilidade para se adaptar aos diferentes cenários, principalmente aqueles que não se pode ter controle direto. Os desafios do período pandêmico são exemplos disso. “É preciso entender de que forma eu vou me adaptar ao cenário dentro de variáveis que eu não tenho controle, mas que preciso criar estratégias para sobreviver”, pontua.

OS 10 PONTOS ESSENCIAIS PARA A LIDERANÇA EFICIENTE

Confira os 10 pontos essenciais para realizar uma liderança eficiente, de acordo com a reitor Marcly Amorim.

• 1-  autoliderança: Diz respeito ao controle e a responsabilidade sobre sua própria trajetória profissional, com autoconhecimento sobre suas características e capacidades.

2- ter amor pelo seu trabalho: Quando o indivíduo se sente feliz e realizado pelas suas atribuições, o trabalho se encaminha de maneira mais produtiva. 

3- ter ‘sangue no olho’: Um líder precisa ser intenso, ter agilidade e versatilidade, pois os desafios da liderança são constantes, e é preciso saber gerenciar crises sem se deixar apenas pelo lado emocional.

• 4- flexibilidade: Capacidade de se adaptar aos diferentes cenários, principalmente aqueles que o líder não tem o poder de intervenção direta.

5- imparcialidade: Tomar decisões de forma justa e racional, mesmo que vá contra as suas emoções e convicções pessoais.

• 6- humildade: O líder precisa sempre valorizar a sua equipe, e não se colocar em posição de supremacia. A arrogância não faz parte de uma liderança eficiente.

7- empatia: Se colocar no lugar do  outro, compreender suas demandas e auxiliar no que for preciso.

•8- aprendizado constante:  Ter conhecimentos técnicos para executar seu trabalho e se manter atualizado com as mudanças.

•9- Ser um exemplo: Seja o líder que inspira e desperta na equipe a motivação de sempre dar o melhor de si.

•10- Ser feliz: Se sentir bem com suas realizações, cultivando a boa harmonia entre seus liderados.

“Tudo isso só vale a pena se você se sentir realizada com o que faz e construir um propósito de vida baseado em seus valores e no que você acredita como missão aqui na Terra”, finaliza a reitora.

Comentários

Leia também

Hora do Empreendedorismo
A importância da identidade visual no empreendedorismo

A importância da identidade visual no empreendedorismo

A identidade visual é um investimento estratégico que pode proporcionar mais visibilidade,...
Hora do Empreendedorismo
A importância da imagem pessoal na carreira de mulheres empreendedoras

A importância da imagem pessoal na carreira de mulheres empreendedoras

Jaqueline Oliveira, produtora de moda e consultora de imagem, compartilhou sua visão sobre...
Hora do Empreendedorismo
Odontólogas empreendem e inovam no mercado de Feira de Santana

Odontólogas empreendem e inovam no mercado de Feira de Santana

O sucesso da Clínica Vero é resultado de uma visão clara e um propósito bem definido...