Saiba onde realizar exames para detectar Covid-19 em Feira de Santana
O prefeito Colbert disse ao De Olho na Cidade, que solicitou uma nova remessa de testes ao Ministério da Saúde desde dezembro de 2023
Por Rafael Marques
Feira de Santana tem enfrentado um desafio significativo na luta contra a COVID-19: a escassez de testes rápidos. A situação foi relatada pelo prefeito Colbert Filho, em entrevista ao programa De Olho na Cidade (Sociedade News 102.1), na tarde desta sexta-feira (12).
Segundo o gestor, o município solicitou ao Ministério da Saúde, em dezembro de 2023, uma nova remessa de testes rápidos, mas ainda não teve retorno. Colbert informou, ainda, que a Secretaria de Saúde disponibiliza no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho (CSE), localizado na Rua Professor Geminiano Costa, próximo ao Feira Tênis Clube, o teste PCR-RT, exame que atua detectando o material genético do vírus.
“Os testes que são feitos aqui na Bahia. São os que mandamos para Salvador, eles estão sendo feitos no posto do Tênis, no CSE, todos os dias. Antes, as pessoas tinham que ter pelo menos três dias de sintomas, agora, não, do primeiro ao décimo dia podem fazer o teste. A procura tem sido muito baixa, pouca gente tem ido, e nós estamos deixando de fazer detecção precoce de Covid, porque os testes são levados à capital para serem definidas as características positivas ou negativas. Portanto, fica o alerta: não tem teste rápido, isso é mandado pelo Ministério da Saúde. Desde o princípio de dezembro que eles deveriam ter enviado, mas não fizeram isso, porém, nós, podemos fazer os testes no CSE. Tudo acessível à população”.