Saiba o verdadeiro significado do Natal para os cristãos
Mais do que presentes ou celebrações, é uma data que relembra a renovação espiritual, a presença de Deus na vida humana e a esperança que o nascimento de Jesus trouxe ao mundo.
Comemorado no dia 25 de dezembro, o Natal celebra o nascimento de Jesus Cristo, figura central do cristianismo. Para compreender a origem e a importância desta data para os cristãos, nossa equipe conversou com o padre Júlio Santa Bárbara, que compartilhou reflexões profundas sobre o significado espiritual do Natal.
“O Natal não é qualquer Natal, é o Natal de Jesus Cristo. Hoje, na sociedade com tantas conversas, falamos de vários tipos de Natal. E claro, todo dia tem Natal, porque todo dia tem gente nascendo. Mas o Natal que mudou o mundo, essa novidade que trouxe esperança para todos nós, é o Natal do Salvador, é o Natal de Jesus Cristo”, destacou.
O padre Júlio explicou que Jesus Cristo é Deus, o “menino Deus”, nascido de Maria, enviado como Messias para salvar a humanidade. Ele enfatizou o significado do próprio nome de Jesus: “Jesus já significa na sua identidade, na sua missão. Jesus é Deus que salva. O nome significa isso. Jesus Cristo é o nosso Salvador”.
Segundo o padre, o Natal representa uma novidade de renovação e transformação, uma celebração que se repete anualmente na liturgia da igreja.
“Ao celebrar o Natal, nós estamos celebrando mais uma vez a encarnação do Verbo. Como diz a Bíblia em João 1:14: ‘E o Verbo se fez carne e habitou entre nós’. É o maior milagre da humanidade”, afirmou.
Ele também destacou que, até hoje, nenhuma outra religião afirma que Deus veio morar entre os homens, assumindo a vida e a história da humanidade.
“Deus se fez carne, habitou entre nós. Para nós, a festa do Natal é extremamente importante, pois celebra a encarnação do Verbo, Deus que se fez carne e habitou entre nós.”
*Com informações do repórter Robson Nascimento