Saiba o que abre e fecha no feriado de Senhora Sant’Ana
O funcionamento do comércio em Feira de Santana seguirá as diretrizes previstas na convenção coletiva da categoria.
No próximo sábado (26), feriado dedicado à Senhora Sant’Ana, padroeira de Feira de Santana, o funcionamento do comércio em Feira de Santana seguirá as diretrizes previstas na convenção coletiva da categoria. A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana (Sicomércio), Marco Silva.
“Temos ao longo dos anos procurado garantir previsibilidade e segurança jurídica. Por isso, firmamos na convenção coletiva que bairros e shoppings estão autorizados a funcionar em qualquer situação, enquanto o comércio do centro funciona apenas em datas acordadas previamente”, explicou Marco Silva.
Segundo o presidente do Sicomércio, não houve solicitação por parte dos empresários do centro da cidade para abertura no feriado deste ano, o que mantém a regra estabelecida.
“Em relação ao dia 26 de julho, não houve solicitação de negociação por parte dos comerciantes do centro. Então, o que está na convenção coletiva será mantido: o centro da cidade estará fechado, e os bairros e shoppings funcionarão normalmente”, afirmou.
Ele também esclareceu uma dúvida comum sobre a localização dos estabelecimentos: “Como saber se o comércio é considerado centro ou bairro? É simples. Basta verificar o cartão do CNPJ da empresa. Se constar que está localizada no ‘centro’, ela não está autorizada a abrir neste feriado.”
A medida visa organizar o funcionamento do comércio de forma clara e padronizada, respeitando tanto os direitos trabalhistas quanto a tradição religiosa da cidade.
“Mais uma vez reafirmamos: shoppings e bairros poderão abrir, e o centro da cidade permanecerá fechado no dia 26 de julho”, finalizou Marco Silva.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim