Bahia

SAC e Instituto Pedro Mello oferecem serviço da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em escolas estaduais

Ação em parceria com a SEC inicia nesta segunda-feira (20), na escola São Daniel Comboni, em Sussuarana

17/01/2025 17h08
SAC e Instituto Pedro Mello oferecem serviço da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em escolas estaduais

O SAC Itinerante e o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) oferecem o serviço da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em escolas estaduais na capital baiana. O atendimento aos estudantes, que será de 8h às 17h, começa nesta segunda-feira (20), na escola São Daniel Comboni, no bairro de Sussuarana. A ação, realizada em parceria com a Secretaria da Educação (SEC), vai passar também por mais quatro escolas da rede estadual em Salvador: Pedro Paulo Marques e Marques, em São Cristóvão; David Mendes Pereira, em São Marcos; Barros Barreto, em Paripe; e Luiz Viana, em Brotas.

Para ser atendido é preciso fazer um agendamento prévio na própria escola. Ao todo, 10 colaboradores da Rede SAC atuam na missão, que deve atender a mais de 600 alunos por escola. “É um projeto grandioso, que oferece um serviço de cidadania de forma facilitada e proativa nas unidades escolares, especialmente durante o período de matrícula, quando os alunos têm a necessidade de atualizar a documentação”, explica a diretora Operacional do SAC, Nilza Rios.

A expectativa é de que a ação alcance também escolas do interior do Estado, ainda em 2025. “A emissão da CIN em escolas estaduais é um projeto de grande importância para esse público estudantil, que passa a ter um documento padrão e unificado, em nível nacional, incluindo uma versão digital, integrado a órgãos federais, e favorecendo, assim, a inclusão e acesso dos jovens a diversos benefícios”, destaca o diretor do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), Bruno Fróes.

A ação acontece durante o Projeto Férias na Escola, iniciativa da SEC que visa promover a socialização, desenvolvimento e novas aprendizagens aos alunos durante o recesso. “A parceria reflete nosso compromisso em levar cidadania e inclusão para o ambiente escolar. Essa iniciativa não apenas facilita o acesso dos estudantes à nova carteira de identidade, mas também reforça a importância de oferecer serviços essenciais diretamente às comunidades escolares. Com o Projeto Férias na Escola, garantimos que nossos alunos aproveitem o recesso escolar de forma produtiva, e agora com acesso a direitos fundamentais,” destacou a chefe de Gabinete da SEC, Luciana Menezes.

CIN – A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original) em mãos. Caso a certidão original esteja plastificada é preciso levar também uma cópia simples. Vale destacar que a CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.

Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.

Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site oficial (www.ba.gov.br/administracao) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (WhatsApp) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo). A implantação da CIN na Bahia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), e responsável pelo IIPM, em parceria com a Saeb, através do SAC.

Comentários

Leia também

Bahia
Governo do Estado amplia atendimento cardiovascular com 10 novos leitos de UTI no Hospital Ana Nery

Governo do Estado amplia atendimento cardiovascular com 10 novos leitos de UTI no Hospital Ana Nery

A unidade também está na fase final de requalificação da hemodinâmica, o que permitirá...
Bahia
Polícia Federal deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil no oeste da Bahia

Polícia Federal deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil no oeste da Bahia

Homem foi preso por compartilhar conteúdo com crianças e adolescentes na internet
Bahia
Comissões permanentes da ALBA estão definidas; veja como ficaram

Comissões permanentes da ALBA estão definidas; veja como ficaram

A Comissão da Mulher foi a única que não selecionou uma nova liderança por falta de...