Política

Rui defende reciprocidade contra tarifa de Trump e diz que Lula responderá com firmeza

Segundo ele, o país adotará medidas de reciprocidade caso as cobranças entrem em vigor a partir de 1º de agosto

13/07/2025 16h00
Rui defende reciprocidade contra tarifa de Trump e diz que Lula responderá com firmeza
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou neste domingo (13) que o Brasil não aceitará, “em silêncio”, as novas tarifas anunciadas pelo governo dos Estados Unidos contra produtos brasileiros. Segundo ele, o país adotará medidas de reciprocidade caso as cobranças entrem em vigor a partir de 1º de agosto, como previsto no pacote fiscal do presidente Donald Trump.

“A nossa luta agora é para dizer em alto e bom som: o Brasil é soberano e não vai aceitar que meia dúzia de brasileiros, de forma oportunista, traiam sua pátria contra o povo brasileiro”, afirmou Rui, durante entrega de 260 moradias no Residencial Vitória União, pelo Minha Casa, Minha Vida, em Salvador.

O ministro afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não pretende adotar o mesmo tom agressivo de Trump, mas responderá com firmeza.

“Lula aprovou a lei da reciprocidade: se taxar o Brasil, nós vamos devolver com taxa para os produtos deles também. Quem devia taxar somos nós. Historicamente, os Estados Unidos têm superavit comercial com o Brasil, ou seja, vendem mais para cá do que compram da gente. E agora ainda querem ganhar mais? Nós vamos dizer chega”, afirmou.

Rui também defendeu união em torno da soberania e de uma política fiscal justa: “Mais do que nunca, o nosso país precisa estar unido em torno de clareza, justiça fiscal e soberania para esse povo.”

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
Jerônimo Rodrigues comenta postura de José Ronaldo sobre indefinição de apoio para 2026

Jerônimo Rodrigues comenta postura de José Ronaldo sobre indefinição de apoio para 2026

Jerônimo avaliou a postura do prefeito como fruto de sua experiência e equilíbrio político....
Política
Brasil amenizará efeitos do tarifaço com novos mercados, diz ministro

Brasil amenizará efeitos do tarifaço com novos mercados, diz ministro

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, classificou como “contraproducente”...
Política
Políticos se unem em oração durante a Marcha Para Jesus em Feira de Santana

Políticos se unem em oração durante a Marcha Para Jesus em Feira de Santana

Autoridades políticas, de diferentes partidos, se uniram em oração no palco principal....