Rui Costa afirma que Lula não deve participar pessoalmente de campanhas no primeiro turno, exceto em São Paulo
Rui Costa explicou que Lula tem uma agenda internacional nos próximos dias e só deve voltar ao Brasil na quinta-feira (03)
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, esteve em Feira de Santana neste sábado (28) para participar de uma caminhada política e, durante o evento, comentou sobre a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas campanhas eleitorais do primeiro turno. Segundo Rui, não há previsão de Lula comparecer pessoalmente em nenhuma capital ou cidade, além de São Paulo.
“O presidente Lula até agora só foi ao estado de São Paulo e não há previsão, até o dia de hoje, de ele participar pessoalmente de nenhuma campanha além de São Paulo. Nenhuma capital brasileira, nenhuma cidade”, afirmou o ministro, destacando que essa é a posição até o momento, embora possa haver mudanças ao longo da campanha.
Rui Costa explicou que Lula tem uma agenda internacional nos próximos dias. “Ele viaja amanhã para o México, para a posse da presidenta do México, e só retorna na quarta-feira à noite. Ele só estará no Brasil na quinta, sexta e no sábado antes da eleição”, informou.
No entanto, o ministro deixou em aberto a possibilidade de uma alteração nos planos de Lula. “Evidentemente, ele pode mudar de opinião ao longo do curso. Pode ser que, quando ele voltar do México, na quinta ou sexta, ele decida participar de alguma campanha em outra cidade”, acrescentou Rui Costa.
Para o segundo turno, caso ocorra em algumas capitais ou cidades, o ministro afirmou que a participação de Lula será avaliada de acordo com o cenário político.
“No segundo turno, ele vai avaliar a participação pessoal em capitais e cidades que tenham segundo turno, mas no primeiro turno, a decisão, até o momento, é de não participar pessoalmente, exceto em São Paulo”, reiterou o ministro.
*Com informações do repórter Rafael Marques