Rui anuncia R$ 10 bilhões em obras para prevenção de enchentes
Segundo ministro da Casa Civil, a Bahia receberá investimentos para macrodrenagem
Nesta segunda-feira (1º), o ministro da Casa Civil Rui Costa anunciou investimento de R$ 10 bilhões em obras de macrodrenagem no Brasil, com objetivo de prevenir enchentes. Segundo ele, os projetos para proteção de encostas estão prontos e os municípios baianos serão contemplados por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“A Bahia é referência nacional na construção de encostas”, disse Rui. Segundo ele, o modelo baiano é o que teve a melhor execução e está sendo replicado por outros estados para acelerar as obras. A iniciativa é feita por meio do Programa de Prevenção de Desastres Naturais.
Segundo Rui, estão incluídos no projeto bairros de Salvador como a Cidade Baixa, a Calçada e a região da Rua Nilo Peçanha, na Liberdade. Além disso, os municípios do sul e extremo sul afetados pelas enchentes em 2021 estão na proposta enviada por Jerônimo e foram aceitas pelo presidente Lula (PT).
“Pode preparar a licitação e iniciar rapidamente a obra”, afirmou o ministro. Segundo Rui, as gestões de municípios como Ipiaú, Dário Meira, Ubatã, Ilhéus, Itabuna, Ibicaraí, Medeiros Neto enviaram projetos e serão beneficiados pelo investimento.