Política

Rui afirma que não acredita em redução no preço dos combustíveis

Governador voltou a criticar o presidente Jair Bolsonaro e a venda da Refinaria Landulpho Alves (RLAM)

06/07/2022 07h26
Rui afirma que não acredita em redução no preço dos combustíveis
Foto: reprodução redes sociais

Durante o Papo Correria desta terça-feira (5), o governador Rui Costa (PT) criticou novamente a nova lei complementar que determinou a redução do ICMS nos estados brasileiros, estabelecida no governo de Jair Bolsonaro (PL). Rui voltou a afirmar que, apesar da redução de imposto na Bahia, não haverá diminuição do valor dos combustíveis.

“Eles votaram a lei, eu já fiz o decreto [de redução do ICMS]. Vamos agora acompanhar nos próximos 30 dias, 60 dias, ver como vai ficar o preço da gasolina. Eu não tenho dúvida: esse discurso é o mesmo de quem queria prevenir ou curar Covid com cloroquina e ivermectina”, afirmou o governador.

Durante passagem em Salvado no 2 de julho, dia da Indepnednia da Bahia, Bolsonaro chegou a alfinetar posicionamento de Rui sobre a fixação do ICMS: “Lei é federal e vai ter que cumprir“.

O governador da Bahia também comentou sobre a a privatização da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), vendida pelo governo federal nos últimos anos. Fazendo críticas, Rui disse que “a venda é uma das responsáveis pelo preço alto dos derivados de petróleo na Bahia”.

“Para mim, é muito claro e fácil de perceber. Quanto custava um botijão de gás no governo Lula e no governo Dilma? 30 reais, 34 reais. Quanto custa hoje? Tem lugar vendendo até a 150 reais o botijão de gás. O ICMS é 12%, o menor do Brasil. Sempre foi 12%. Não mudou nada. A única coisa que mudou foi a incompetência do governo federal. O que mudou foi a privatização da refinaria da Bahia. Quem privatizou? O governo Bolsonaro e seus aliados”, criticou.

*Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
Lula ganharia eleições de 2026 no primeiro turno em todos os cenários, diz pesquisa

Lula ganharia eleições de 2026 no primeiro turno em todos os cenários, diz pesquisa

Latam Pulse, levantamento do Atlas Intel e Bloomberg, foi divulgado nesta sexta-feira (24) ...
Política
Lula diz que acordo com EUA é possível, mas não será fechado nesta semana

Lula diz que acordo com EUA é possível, mas não será fechado nesta semana

O presidente deverá ter uma reunião presencial com Donald Trump
Política
Governo minimiza declarações de Lula e Trump antes de encontro

Governo minimiza declarações de Lula e Trump antes de encontro

Brasileiro falou sobre uso de "moeda local"; americano citou tarifaço para carnes