Rotary Club promove campanha de vacinação contra poliomielite em Feira de Santana
A campanha é parte de um esforço contínuo e global para que a poliomielite se torne uma doença do passado
Feira de Santana recebe esta semana o governador do Distrito 4391 do Rotary Club, Jorge Carvalho do Nascimento, em uma série de visitas e eventos promovidos pelos nove clubes rotarianos da região. Entre as principais pautas da sua passagem pela região, Jorge anunciou uma importante mobilização em prol da conscientização e vacinação contra a poliomielite, reforçando o compromisso do Rotary na erradicação dessa doença grave.
“A cada ano, o mês de outubro é marcado pela mobilização dos rotarianos em todo o mundo para a vacinação contra a poliomielite. Desde os anos 80, o Rotary assumiu a responsabilidade de lutar para extinguir essa doença, que é uma das mais graves que a humanidade já enfrentou”, explicou Jorge Carvalho. Segundo ele, a poliomielite, causada pelo poliovírus, provoca danos severos, afetando a mobilidade e funções cerebrais, com impactos devastadores na qualidade de vida das pessoas, especialmente crianças e adolescentes.
Jorge destacou que, em 1985, o mundo registrava cerca de 350 mil casos anuais de paralisia infantil, uma situação alarmante que levou o Rotary a agir.
“O Rotary começou a produzir todas as vacinas contra a poliomielite que são aplicadas no planeta. Em muitos países, a doença foi erradicada, mas o trabalho continua em locais onde a vacinação ainda é essencial para manter o controle”, disse.
A campanha de vacinação será intensificada em Feira de Santana neste sábado, quando os rotarianos estarão nas ruas divulgando a importância da imunização e aplicando vacinas.
“Todos os clubes de Rotary de Feira de Santana estarão envolvidos. Além de informar a população, estaremos vacinando. As pessoas podem procurar os pontos onde estaremos realizando esse trabalho”, acrescentou o governador do distrito.
A iniciativa reforça o compromisso do Rotary em garantir que a poliomielite seja erradicada globalmente.
“O Rotary pagou todas as vacinas até hoje que ajudaram a extinguir a paralisia infantil em vários países, e vamos continuar nos mobilizando para vacinar todas as pessoas em idade vacinável”, concluiu Jorge Carvalho.