Esporte

Ronaldo articula candidatura na CBF em meio à crise e com Ednaldo sob pressão

Ex-jogador busca apoio de clubes e federação para disputar a presidência da entidade

25/12/2024 12h00
Ronaldo articula candidatura na CBF em meio à crise e com Ednaldo sob pressão
Foto: Thais Magalhães/CBF

O ex-jogador Ronaldo deverá oficializar nas próximas semanas sua candidatura à presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Enquanto o Fenômeno manifesta publicamente o desejo de ocupar o cargo, ele se articula nos bastidores para ganhar apoio de federações e da opinião pública, segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. Os movimentos do ex-jogador ocorrem em meio à crise interna na entidade, que vê Ednaldo Rodrigues pressionado.

Sentar na cadeira da presidência da CBF pode ser encarada como uma missão ousada. O motivo: não há eleição com mais de um candidato desde 1989, quando Ricardo Teixeira derrotou o então vice-presidente da entidade, Nabi Abi Chedid, e hoje Ednaldo tem largo apoio das federações. Sabendo disso, Ronaldo aproveitou a fragilidade do momento vivido pela entidade para jogar os holofotes para si, declarando a candidatura antes mesmo de oficializá-la.

Os rumores de que Ronaldo seria candidato circulavam desde o meio do ano, quando ele negociou a venda de 90% das ações da SAF do Cruzeiro. A intenção se tornou cristalina em 16 de dezembro, quando o herói do Penta foi tema de uma reportagem no Jornal Nacional que anuncia o ex-jogador como aspirante à presidência da CBF. Minutos depois, ele publicou em suas redes sociais para dizer que nunca “saiu do jogo” e que pretende percorrer “todos os cantos do Brasil, ouvir toda essa gente que precisa ser ouvida”.

Sua ideia é apresentar às federações estaduais “um projeto de investimento privado nunca antes visto para o crescimento sustentável do esporte em cada estado do país” e “reconstruir a credibilidade da entidade máxima do futebol brasileiro, com a nossa velha paixão nos novos tempos”, porque, segundo o Fenômeno, o respeito do futebol brasileiro precisa ser resgatado

No dia seguinte, o ex-jogador apareceu novamente na grade da Globo, participando do programa “Mais Você”, de Ana Maria Braga, comentando a nova empreitada. Para alinhar a aparição no canal de maior audiência do País, Ronaldo se encontrou em um almoço com Paulo Marinho, diretor-executivo do Grupo Globo, na sede da emissora, no Rio de Janeiro.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Esporte
Brasil conquista prata inédita no Mundial Juvenil de Ginástica Rítmica

Brasil conquista prata inédita no Mundial Juvenil de Ginástica Rítmica

Tema da seleção foi Mario Bros nos cinco arcos e Tico Tico no Fubá nas maças
Esporte
Fluminense vence e mantém Brasil invicto na Copa do Mundo de Clubes

Fluminense vence e mantém Brasil invicto na Copa do Mundo de Clubes

O Brasil continua invicto na Copa do Mundo de Clubes da Federação Internacional de Futebol...
Esporte
CBF manifesta interesse em trazer Copa do Mundo de Clubes ao Brasil

CBF manifesta interesse em trazer Copa do Mundo de Clubes ao Brasil

Intenção foi expressada pelo presidente da CBF, Samir Xaud