Rodrigo Matos e Roberta Santana visitam unidade de pronto atendimento no circuito Maneca Ferreira
União reforça a importância da parceria entre os dois entes públicos para garantir segurança e eficiência na assistência à população.
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e o Secretario Municipal de Saúde de Feira de Santana fizeram um balanço positivo da atuação dos serviços de saúde durante os dias de Micareta. A secretária estadual Roberta Santana e o secretário municipal Rodrigo Matos visitaram juntos as unidades de atendimento montadas no circuito da festa, reforçando a importância da parceria entre os dois entes públicos para garantir segurança e eficiência na assistência à população.
“Foi uma ação muito positiva. Temos indicadores que mostram que foram dias de tranquilidade”, afirmou Rodrigo Matos, destacando a integração das equipes e o planejamento articulado. “Todas as ações foram feitas em parceria com o município, fazendo com que a escala pública fosse melhor. A avaliação é muito positiva e, graças a Deus, até o momento estamos satisfeitos. Tivemos um caso de intoxicação, mas nenhum com gravidade. Isso é reflexo de um bom planejamento, de diálogo, e de uma estrutura que foi colocada para garantir segurança à população”, completou.
Ao lado de Rodrigo, a secretária estadual Roberta Santana destacou o impacto positivo da presença da saúde pública no circuito e a inovação do município em levar vacinação ao público folião.
“Zé Gotinha estava presente, inclusive ontem no posto dos catadores, vacinando trabalhadores. Com o tempo de chuva, o pós-Micareta pode trazer doenças respiratórias, então é fundamental aproveitar o momento para cuidar da saúde”, disse.
Roberta ainda ressaltou os números da festa. “Mais de 350 mil pessoas passaram pelo circuito e tivemos poucas ocorrências de saúde. Isso mostra o quanto a segurança pública e a assistência à saúde caminharam juntas para garantir uma Micareta tranquila para todos. No Hospital Geral Clériston Andrade, que é a nossa retaguarda, apenas um caso foi encaminhado, além de sete para a UPA – todos sem gravidade. Nada que exigisse UTI ou cirurgia. Isso mostra a eficácia do trabalho integrado entre estado e município”, avaliou a secretária, que acompanhou de perto o evento desde a quarta-feira.
*Com informações do repórter André Silva