Rio transborda após fortes chuvas e famílias ficam desabrigadas em Santo Amaro
Temporal atingiu Santo Amaro na madrugada deste sábado (3). Em apenas 24h, a cidade registrou 180 mm de chuva.
O rio Subaé, localizado em Santo Amaro, no recôncavo da Bahia, transbordou após as fortes chuvas que atingiram atingiram o município na madrugada deste sábado (3). Em apenas 24h, a cidade registrou mais de 180 mm de chuva e diversas famílias ficaram desabrigadas.
Segundo informações apuradas pela TV Bahia, Santo Amaro está com diversos pontos de alagamento e a água invadiu casas, estabelecimentos comerciais e unidades de saúde.
As ruas do centro da cidade estão intransitáveis e dezenas de famílias precisaram deixar suas residências. Segundo o prefeito Flaviano Bonfim, uma escola municipal serve de abrigo temporário para os desabrigados.
De acordo com a Defesa Civil de Santo Amaro, o volume de chuva superou todas as expectativas e causou estragos significativos em diversos bairros. Uma dos mais atingidos foi a Rua das Viúvas, onde a água chegou a ultrapassar a cintura de alguns moradores.
Ele disse que a gestão municipal aguarda o nível do rio Subaé baixar para poder fazer um levantamento completo dos prejuízos. Feirantes do município perderam toda a mercadoria, como frutas, verduras e outros produtos, que foram levados pela enxurrada.
Diante da situação, a Prefeitura criou um comitê de crise para coordenar as ações de assistência à população e avaliar as medidas necessárias para suavizar os danos causados pelas fortes chuvas.
*Com informações g1 Bahia