Feira de Santana

Reunião celebra sucesso da Micareta 2025 e propõe mais planejamento para o futuro

O objetivo foi alinhar os serviços prestados durante o evento e discutir melhorias para os próximos anos.

13/05/2025 18h00
Reunião celebra sucesso da Micareta 2025 e propõe mais planejamento para o futuro
Foto: Robson Nascimento

Na tarde desta terça-feira (13), representantes do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Prefeitura de Feira de Santana e diversos órgãos de segurança e saúde participaram de uma reunião de avaliação sobre a Micareta 2025. O encontro, realizado na sede do MP-BA, contou com a presença de autoridades como o promotor de Justiça Audo Rodrigues e o secretário municipal de Cultura, Cristiano Lôbo. O objetivo foi alinhar os serviços prestados durante o evento e discutir melhorias para os próximos anos.

Durante a reunião, o promotor Audo Rodrigues destacou a importância do diálogo entre os entes envolvidos — Estado, Município, iniciativa privada e todos os setores da administração pública. Para ele, o sucesso da festa se deve a um esforço coletivo e, principalmente, ao planejamento.

“É preciso destacar todo esse diálogo entre o Estado da Bahia, o Município de Feira de Santana e todos os envolvidos. Não se faz uma festa dessa proporção sem planejamento, e que esse planejamento esteja no papel, para que, independentemente de quem esteja na função, a execução siga um padrão de qualidade,” afirmou o promotor.

Foto: Robson Nascimento

O promotor também ressaltou a necessidade de cada secretaria envolvida ter um projeto estruturado, assim como já faz, por exemplo, a Polícia Militar com seus planejamentos anuais. Ele apontou ainda a possibilidade — ainda em discussão — de mudança na data da Micareta, o que poderia ampliar o tempo de organização e garantir ainda mais eficiência.

Sobre o balanço geral da festa, o promotor foi categórico ao afirmar que o saldo foi “mais do que positivo”:

“Tivemos um aumento no número de foliões, com cerca de 915 mil pessoas entrando no circuito, segundo dados dos portais de acesso, superando o ano passado. E, mesmo assim, houve uma redução significativa na criminalidade, com queda de até 70% nos crimes patrimoniais. Não houve registro de crimes graves na avenida.”

A ação da Polícia Civil na recuperação de celulares furtados também foi elogiada, assim como a estrutura de saúde montada para o evento. De acordo com o promotor, a sensação de segurança percebida pela população foi validada por uma pesquisa feita pela Ouvidoria da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que apontou que 92% dos entrevistados se sentiram seguros durante a festa.

Além da segurança, Audo Rodrigues destacou o papel do Ministério Público durante o evento. Segundo ele, a atuação da instituição vai além do gabinete:

“O Ministério Público não é responsável direto pela Micareta, mas é quem ajuda a sentar Estado e Município à mesma mesa, a resolver problemas em tempo real, como falta de água para catadores ou irregularidades nas barracas. Atuamos para garantir os direitos de todos — do mais vulnerável ao folião.”

O secretário de Cultura, Cristiano Lôbo, também destacou a importância da reunião para o fortalecimento da festa e de futuras edições.

Foto: Robson Nascimento

“Foi uma oportunidade importante para dialogarmos e compartilharmos os resultados. Ficou evidente que a Micareta 2025 teve um saldo muito positivo. Essa avaliação é essencial para planejarmos melhor, corrigirmos falhas e assegurarmos o sucesso das próximas edições.”

O secretário reforçou ainda que momentos como esse — de escuta e feedback — fazem parte da gestão moderna e participativa que a Prefeitura tem buscado consolidar:

“Gestão é escuta ativa, diálogo e sensibilidade. Esse é o caminho para continuarmos fortalecendo as ações em prol da população.”

Participaram da reunião representantes da SMT, Semob, PRF, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, diversas secretarias municipais e a direção do Hospital Geral Clériston Andrade.

*Com informações do repórter Robson Nascimento

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Idoso morre após mal súbito durante atendimento no CEAF; Prefeitura de Feira de Santana lamenta o ocorrido

Idoso morre após mal súbito durante atendimento no CEAF; Prefeitura de Feira de Santana lamenta o ocorrido

A direção do CEAF se colocou à disposição dos familiares para oferecer suporte e prestar...
Feira de Santana
Lei que autoriza Prefeitura a contrair empréstimo tem nova redação

Lei que autoriza Prefeitura a contrair empréstimo tem nova redação

Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Ordinária número 62/2025, que dá nova redação...
Feira de Santana
Feirantes da Marechal cobram participação na escolha de novo modelo de barracas

Feirantes da Marechal cobram participação na escolha de novo modelo de barracas

Segundo eles, a administração municipal não apresentou nenhum projeto oficial, mesmo...