Brasil

Resultados finais do Concurso Público Nacional Unificado são homologados nesta sexta-feira

36,5% dos classificados são de cidades do interior do país

07/03/2025 11h40
Resultados finais do Concurso Público Nacional Unificado são homologados nesta sexta-feira
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) homologou os resultados finais de cargos que não possuem curso de formação do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). A divulgação foi feita nesta sexta-feira (7).

De acordo com a pasta, os aprovados residem em todos os estados do Brasil, oriundas de 908 cidades e com um terço de pessoas pretas e pardas, com deficiência e indígenas. As provas foram distribuídas em 228 cidades brasileiras e 36,5% dos classificados, chamados para vagas imediatas e para os cursos de formação, são de municípios do interior do país, fora das capitais.

O MGI também convocou os candidatos chamados para cursos de formação e publicou editais com pessoas habilitadas para a terceira etapa dos blocos com cargos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que exigem prova didática. No caso dos convocados para curso de formação, a matrícula é obrigatória. Já para os habilitados para provas didáticas do IBGE, a pasta publicou um edital específico sobre a etapa.

No caso dos aprovados em cargos sem curso de formação, após a homologação, a convocação será feita pelo respectivo órgão ou entidade. O MGI destaca que apesar das vagas serem imediatas, é preciso esperar a aprovação e a sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA) que deve ocorrer em março. Depois, “cada órgão pedirá o provimento dos cargos e o ministério fará a aprovação desse pedido, autorizando a convocação. A expectativa é que essas convocações comecem a ser feitas entre o final de abril e o início de maio”, diz o comunicado da pasta.

Já o cadastro reserva ou banco de candidatos em lista de espera do CNPU, é composto pelo dobro de número de vagas imediatas disponíveis em cada bloco, conforme previsto no edital.

Comentários

Leia também

Brasil
Lula recebe título de Doutor Honoris Causa na Malásia

Lula recebe título de Doutor Honoris Causa na Malásia

Homenagem reconhece a trajetória do presidente brasileiro em políticas voltadas à redução...
Brasil
Brasil registra 15 mortes e 58 casos confirmados de intoxicação por metanol

Brasil registra 15 mortes e 58 casos confirmados de intoxicação por metanol

Outros 50 casos seguem em investigação, enquanto 635 notificações foram descartadas ...
Brasil
STF derruba decisão de Barroso que liberava enfermeiros atuarem em abortos

STF derruba decisão de Barroso que liberava enfermeiros atuarem em abortos

Julgamento para referendar liminar ocorreu em plenário virtual extraordinário