Educação

Resultados do projeto Caminhos da Educação são apresentados ao prefeito Colbert Martins Filho

A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) em parceria com a Associação Bem Comum (ABC), visa assegurar que as crianças sejam alfabetizadas na idade certa

13/11/2024 18h53
Resultados do projeto Caminhos da Educação são apresentados ao prefeito Colbert Martins Filho
Foto: Valto Novaes

Na manhã desta quarta-feira (13) foi apresentado ao prefeito Colbert Martins Filho os resultados do projeto “Caminhos da Educação 2″, no Centro Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva. A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) em parceria com a Associação Bem Comum (ABC), visa assegurar que as crianças sejam alfabetizadas na idade certa e desenvolvam as competências necessárias nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

O evento contou com a presença da secretária de Educação, Anaci Paim, de representantes do programa e professores da rede municipal. Os resultados foram apresentados ao prefeito atual e serão, posteriormente, levados ao prefeito eleito José Ronaldo de Carvalho em uma reunião específica.

A secretária Anaci Paim destacou que o projeto, realizado em parceria com o Educar pra Valer e a equipe de Sobral (CE), identificou alunos com dificuldades de leitura e lógica. 

“Os professores conseguem saber quais alunos têm mais dificuldade e podem atuar diretamente, promovendo práticas como leitura compartilhada e ao ar livre, além de enviar materiais de apoio para casa. Quanto mais o aluno lê, melhor ele escreve em todas as áreas”, afirmou Anaci.

O diretor do projeto, Júlio Cavalcante, enfatizou a importância de diagnósticos e formação de educadores para garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa, especialmente até o segundo ano.

De acordo com Júlio, o desempenho aquém do esperado de Feira de Santana no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) não reflete a capacidade dos profissionais da cidade. “Creio que ainda não conseguimos os resultados que Feira merece, mas estamos avançando. Temos muitos desafios pelo caminho, e vamos conseguir superá-los”, declarou, reforçando que um bom nível de escolaridade é essencial para o sucesso dos alunos. “Precisamos de uma liderança comprometida e de suporte para que a escola funcione bem, garantindo que o aluno realmente aprenda”, complementa. 

Durante o encontro, o prefeito Colbert Martins Filho mencionou os desafios para o ano de 2025, defendendo a continuidade de projetos na educação municipal, apesar das limitações de recursos. Colbert também expressou sua preocupação com a presença do crime organizado nas escolas, e espera que essa questão seja tratada com seriedade pela próxima gestão. 

Um momento de emoção foi marcado pela entrega de cartinhas escritas por alunos para a equipe do projeto, agradecendo pelo trabalho realizado nas escolas e pelo apoio na jornada de aprendizado.

Comentários

Leia também

Educação
Fies ofertará mais de 112 mil vagas em 2025

Fies ofertará mais de 112 mil vagas em 2025

Programa permite aos estudantes financiar cursos superiores em instituições particulares...
Educação
Bahia inicia 2025 com novos projetos para a educação profissional

Bahia inicia 2025 com novos projetos para a educação profissional

Atividades seguem com modernização da rede de ensino estadual
Educação
Prefeitura de Feira de Santana regulamenta antecipação dos precatórios do Fundef

Prefeitura de Feira de Santana regulamenta antecipação dos precatórios do Fundef

Os beneficiários incluem professores que atuaram na rede pública municipal entre 1997...