Feira de Santana

“Respira Jacuípe”: Projeto propõe revitalização de toda Bacia do Jacuípe

A iniciativa impacta diretamente 25 bairros e sub-bairros feirenses

17/10/2022 09h58
“Respira Jacuípe”: Projeto propõe revitalização de toda Bacia do Jacuípe
Foto: Izinaldo Barreto

Feira de Santana está recebendo o maior projeto de requalificação da Bacia do Jacuípe de toda a história. É o “Respira Jacuípe”, uma iniciativa conjunta entre vários órgãos e entidades públicas e privadas. A ação ambiental tem o objetivo de revitalizar toda a bacia hidrográfica composta por 22 riachos na sede.

A iniciativa impacta diretamente 25 bairros e sub-bairros feirenses. Três comitês de trabalho foram instituídos: Infraestrutura, Educação e Meio Ambiente, e Iniciativas Privadas.

O mapeamento realizado pelo comitê de Educação e Meio Ambiente já diagnosticou que o principal problema é a ocupação irregular das áreas de proteção permanente (APPs), nos 22 riachos, o que tem como consequência a poluição dos mananciais a partir do lançamento de esgoto in natura – sem tratamento.

A partir do diagnóstico, em agosto deste ano, houve a realização de dois Fóruns de Discussões e Encaminhamentos, quando foram realizadas discussões sobre a preservação do manancial e o seu potencial econômico, social e turístico.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Carlos Coelho, observa que a limpeza nos canais de macrodrenagem e riachos foi uma iniciativa do prefeito Colbert Martins Filho, que determinou a execução dos serviços. Ele acrescenta ainda que “será apresentado ao Chefe do Executivo Municipal um documento com o diagnóstico elaborado nos fóruns já realizados”.

AÇÕES IN LOCO

No mês de setembro foi realizada a primeira ação in loco do projeto Respira Jacuípe, com a limpeza do Riacho da Espuma, manancial que vai da rua Senador Quintino, passando pelo bairro Feira X até o rio Jacuípe.

Também foram visitados os principais riachos, realizada a limpeza do riacho do Feira X, e atualmente ocorre a limpeza o riacho do bairro Rua Nova.

Já neste mês de outubro foi concluída a revitalização da Fonte do Buraco Doce, no bairro Queimadinha, que também integra a Bacia do Jacuípe juntamente com mais 14 fontes no município, sendo elas as fontes da Lili e das Pombas, ambas também na Queimadinha; Fonte da Tereza, na Rua Nova; Fonte Jacobina, no Jardim Cruzeiro, e as fontes das Flores e do Benício, no São João do Cazumbá.

O diretor do Departamento de Educação Ambiental, João Dias, ressalta que para este ano está prevista a realização de mais um fórum e um seminário, além de ações educativas em escolas da rede municipal, como oficinas, seminários, palestras e rodas de conversas em 10 unidades situadas em bairros cortados pelos riachos que compõem a Bacia do Jacuípe.

“Outra ação prevista é a instalação de redes coletoras de resíduos nos principais riachos”, acrescenta João.

Também está previsto dentro do projeto Respira Jacuípe a requalificacão da lagoa do Prato Raso, intervenção considerada fundamental para o trabalho de infraestrutura da Bacia do Jacuípe. O orçamento para a primeira etapa já está liberado.

O projeto Respira Jacuípe tem a participação de várias entidades, como: Prefeitura de Feira de Santana através das secretarias de Meio Ambiente (SEMMAM), Educação (SEDUC), Serviços Públicos (SESP); Instituto Pensar Feira; Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana; Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL); Unifacs; UFRB; Senac; Centro das Indústrias de Feira de Santana; Polícia Militar da Bahia; Corpo de Bombeiros; e Defesa Civil.

*Secom

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Após sinal de abertura ao diálogo de Zé Ronaldo, Pablo Roberto sugere que ex-prefeito o apoie: ‘Seria um grande gesto’

Após sinal de abertura ao diálogo de Zé Ronaldo, Pablo Roberto sugere que ex-prefeito o apoie: ‘Seria um grande gesto’

Pablo assegurou que mantém firme sua postura de permanecer na disputa eleitoral deste...
Feira de Santana
Zé Neto cobra prefeito de Feira prestação de contas de R$ 35 milhões repassados pela Embasa para drenagem
Feira de Santana
Prefeitura de Feira de Santana lança vacinômetro da dengue

Prefeitura de Feira de Santana lança vacinômetro da dengue

A plataforma tem o objetivo de garantir a transparência dos dados de vacinação