Resiliência auxilia gestão de crises no empreendedorismo; entenda
Resiliência é a habilidade de reagir positivamente e superar adversidades
Foto: Agência Brasil
O empreendedorismo tem o objetivo de atender uma determinada necessidade, trazendo soluções e promovendo transformações socioeconômicas. Para o presidente da Associação Comercial (ACEFS), Genildo Melo, empreender está diretamente relacionado a informações.
“O movimento empreendedor é fundamental para movimentar a economia, criando oportunidades profissionais e fazendo o dinheiro girar no país. Isso é ainda mais importante em tempos de crises, como vimos na pandemia. No cenário de Feira, é algo latente, lidamos diariamente com pessoas que buscam empreender e, nesse aspecto, a ACEFS está sempre antenada e contribuindo para tudo que é necessário para um desenvolvimento empreendedor”, diz o empresário em entrevista ao De Olho na Cidade.
Existem diferentes tipos de perfis de empreendedores que podem ser considerados de sucesso. Dentre as habilidades que permeiam esses perfis, é essencial ser persistente até conseguir os resultados.
“Nenhum negócio te dá garantia de sucesso imediato. É preciso ser resiliente, muitas vezes abrir mão da vida pessoal para se dedicar aos negócios. É gratificante saber que Feira de Santana é uma cidade cheia de oportunidades”, pontua.
Resiliência é a habilidade de reagir positivamente e superar adversidades, colhendo frutos de aprendizado através de cada desafio. Essa capacidade é o que norteia os empreendedores a criarem as melhores soluções para períodos de crises.
Indivíduos resilientes são capazes de acreditar em si mesmos e em sua capacidade de gerenciar desafios. Além disso, a resiliência incentiva a proatividade.