Política

Representantes de 120 países comparecerão à cerimônia de posse de Lula

De acordo com o Partido dos Trabalhadores, o evento receberá desde embaixadores até presidentes

27/12/2022 07h31
Representantes de 120 países comparecerão à cerimônia de posse de Lula
Foto: Reprodução/Mateus Bonomi/Estadão

A aguardada cerimônia de posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), contará com a presença de pelo menos 53 delegações estrangeiras e reunirá representantes, desde embaixadores até presidentes, de 120 países.

Até o momento, lideranças de 17 países confirmaram que irão acompanhar presencialmente a solenidade, são elas: presidentes da Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiné-Bissau, Paraguai, Portugal, Suriname, Timor Leste, Uruguai, Zimbábue e o rei da Espanha.

Diante da expectativa de que o evento de posse receba diversos líderes e representantes mundiais, durante coletiva de imprensa, o chefe do cerimonial da solenidade, Fernando Igreja, falou a respeito do assunto e como funcionará a dinâmica destas figuras políticas com o presidente eleito durante a cerimônia.

“Vemos a reinserção do Brasil, a partir de uma nova política externa num novo governo Lula, no cenário global. Naturalmente as confirmações chegarão nos próximos dias”, iniciou o embaixador.

“A maioria dos países deverá manter em breve contato com o presidente Lula para que as relações possam se aprofundar dentro desse novo momento”, concluiu.

*Metro 1

Comentários

Leia também

Política
Otto Alencar curte São João com Jerônimo e elogia apoio do Governo do Estado aos festejos juninos

Otto Alencar curte São João com Jerônimo e elogia apoio do Governo do Estado aos festejos juninos

Filho da região, Otto enfatizou o fortalecimento da parceria entre o Governo do Estado...
Política
Moraes vota para condenar acusado de liderar acampamento golpista durante o 8/1

Moraes vota para condenar acusado de liderar acampamento golpista durante o 8/1

Diego Dias Ventura foi condenado a 14 anos de prisão pela participação nos atos golpistas...
Política
Alckmin embarca para a Nigéria com missão de fechar acordos bilaterais

Alckmin embarca para a Nigéria com missão de fechar acordos bilaterais

O vice-presidente terá a responsabilidade de “relançar” a política externa brasileira...