Reitora da Uefs participa de reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica
a foi na quarta reunião do Conselho no ano de 2023 e a segunda de forma presencial, desde a retomada das atividades do Conselho, após seis anos de paralisação.
Auxiliar a elaboração das políticas de formação inicial e continuada de professores da educação básica é o objetivo principal do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica da Capes. Na última semana a reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), professora Amali Mussi, que é integrante do Conselho, cumpriu agenda em mais uma reunião do grupo, em Brasília.
Desta vez, a formação de professores nos cursos de licenciatura ofertados nas instituições de ensino superior do país foi o tema das discussões. Durante a reunião foram apresentados dados do Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Dos mais de 4,7 milhões de ingressantes em cursos de graduação no ano passado, em 2.595 instituições de educação superior públicas e privadas, 17% optaram por licenciaturas.
De acordo com a reitora Amali Mussi, ”estas análises de dados e debates sobre as licenciaturas são de extrema importância para repensar a formação de professores e políticas públicas que terão reflexos diretos na educação básica. Este também é um momento de olharmos para a Uefs e nossas licenciaturas, analisando os nossos contextos e perspectivas”.
Esta foi na quarta reunião do Conselho no ano de 2023 e a segunda de forma presencial, desde a retomada das atividades do Conselho, após seis anos de paralisação.
*uefs