Feira de Santana

Reitor da Uefs destaca importância da Flifs na formação de leitores

A Flifs será encerrada neste domingo (04), mas o dia ainda conta com uma vasta programação na Praça Padre Ovídio.

04/09/2022 11h02
Reitor da Uefs destaca importância da Flifs na formação de leitores
Foto: Rafael Marques

A programação do último dia do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs) segue com variedade. A Flifs será encerrada neste domingo (04), mas o dia ainda conta com uma vasta programação na Praça Padre Ovídio.

O professor Evandro Nascimento, reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, destacou o sucesso da Feira do Livro esse ano, de volta à praça após dois anos sendo realizada no formato virtual.

“É uma satisfação estarmos de volta à praça com a Flifs e aqui pela praça Padre Ovídio passaram milhares de pessoas, sobretudo crianças das escolas públicas municipais, estaduais e particulares que tem aqui uma vasta programação cultural, nós temos o que chamamos de Flifinha, que são as atividades culturais, artísticas, apresentações das próprias escolas em que as crianças podem aproveitar essa vasta programação.”

O reitor da UEFS também apontou a importância da realização da Flifs para fomentar a formação de leitores no país.

“Nós temos tanto a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, quanto a Secretaria de Educação do Estado e o Instituto Federal da Bahia propiciando o vale-livro para que os estudantes do ensino fundamental e do ensino médio possam ter acesso ao livro. Muitas vezes para esses estudantes é o primeiro livro que eles adquirem na vida toda, que não seja apenas o livro didático da escola e isso é importante porque nós estamos em um país que tem uma média de leitura de livros de 2,6 livros por ano por habitante, enquanto os países desenvolvidos chegam a ter em média 8 a 11 livros lidos por habitante por ano. O Festival Literário é sobretudo, do ponto de vista da UEFS, do SESC, da Arquidiocese de Feira de Santana, da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Estadual de Educação, uma política pública para fomentar a formação de leitores, porque a literatura, a leitura, é uma forma de enriquecer a formação das pessoas e de trazer uma perspectiva de ampliação de conhecimento, de visão mundo e portanto de mais cidadania, de mais capacidade de compreender o mundo, de sentir-se sujeito no mundo e de se posicionar diante das grandes questões da sociedade e da humanidade.”

Neste domingo (04) o público pode aproveitar ainda apresentações culturais e contações de história. O encerramento da 15ª edição da Flifs ocorrerá às 16h e em seguida o artista Marcionílio Prado fará o show “Nos Bailes da Vida”. 

“Eu convido toda a população de Feira de Santana pra ainda comparecer na Flifs neste domingo, nós continuaremos com a Flifinha para as crianças, a tarde continuamos com a cerimônia de divulgação do resultado da segunda edição do concurso de literatura de cordel Zoordel, que é um projeto de extensão da universidade para que os cordelistas da Bahia e de outros estados apresentem cordéis inéditos que falem dos animais do semiárido e nós temos 16h o encerramento da Feira do Livro. Nós vamos nos despedir com saudades, tivemos dois anos de pandemia em que a FLIFS aconteceu de forma virtual, mas agora voltamos a praça com o mesmo vigor, brilhantismo, aceitação e participação da comunidade feirense e vamos agradecer a todos os parceiros que possibilitam a realização deste deste evento e queremos agradecer também, em especial, a imprensa de Feira de Santana que tem prestigiado, divulgado a programação, feito matérias e inserções a partir das atividades aqui da Flifs, a imprensa é importante também nessa valorização. Agradecer ao SESC, a Arquidiocese de Feira de Santana, ao IFBA, a Fundação Pedro Calmon, a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria de Obras Públicas e Serviços Públicos, a Secretaria de Trânsito de Feira de Santana, a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, todos esses parceiros que ajudaram a viabilizar a Flifs, aos livreiros também que estão aqui com a venda dos livros. Então, a Flifs é isso, é feita por todos e para todos.”

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Prefeito nomeia superintendente de Esportes do Município

Prefeito nomeia superintendente de Esportes do Município

Ele ocupava anteriormente o cargo de Chefe da Divisão de Festejos Populares
Feira de Santana
Sessão da Câmara é adiada em solidariedade à presidente Eremita Mota

Sessão da Câmara é adiada em solidariedade à presidente Eremita Mota

A parlamentar foi surpreendida na noite de ontem (23) com a morte do seu irmão, Crispim...
Feira de Santana
Prefeitura transfere feirantes para espaço revitalizado da feira livre do Tomba

Prefeitura transfere feirantes para espaço revitalizado da feira livre do Tomba

Os feirantes dispõem agora de novos espaços padronizados e organizados