Reitor da UEFS critica PEC que busca cobrar mensalidade das universidades
Universidades públicas de todo o país têm se mobilizado contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 206/19, que propõe a cobrança de mensalidade para alunos das instituições públicas de ensino superior. O assunto seria votado quarta-feira na Câmara dos Deputados, mas acabou tirado de pauta devido à ausência do relator. O reitor da Universidade Estadual […]
Universidades públicas de todo o país têm se mobilizado contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 206/19, que propõe a cobrança de mensalidade para alunos das instituições públicas de ensino superior.
O assunto seria votado quarta-feira na Câmara dos Deputados, mas acabou tirado de pauta devido à ausência do relator.
O reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Evandro Nascimento, criticou a proposta em tramitação no congresso nacional.
“A constituição Federal de 88 ela caracterizou muito claramente que as universidades públicas no Brasil devem ser gratuitas e isso tem sido mantido desde a constituição, e são instituições que se constituem claramente primeiro como um fator de formação de profissionais de muita qualidade, temos um ensino de qualidade, pesquisa que traz resultados pro Brasil e serviços para a sociedade”. Disse Evandro.
O reitor falou ainda que a PEC é um movimento de segmentos conservadores que não entendem esse caráter público e gratuito das universidades