Cultura

Reisado de São Vicente volta a acontecer após dois anos

Celebração é marcada pela parte religiosa e cortejos nas ruas

04/01/2023 16h46
Reisado de São Vicente volta a acontecer após dois anos

O reisado de São Vicente é tradição antiga no Distrito de Tiquaruçu. A manifestação cultural começou há mais de dois séculos. Marcada pela religiosidade, é uma festividade enraizada na cultura local, e que atravessa gerações. Após dois anos de atividades paralisadas devido a pandemia da Covid-19, a expectativa para o retorno é grande, mas ainda cautelosa mediante o surgimento de novos casos.

“A festa ocorre em toda Europa, e aqui no Brasil várias festas existem, principalmente no Nordeste. Nós de Tiquaruçu temos uma tradição genuína, pois agregamos isso a um festejo de confraternização anual, que marca o fim do período natalino”, explica o presidente da Associação do Reisado, Asa Filho.

De acordo com ele, a tradição de Tiquaruçu é marcada pelo apelo emocional de diversas pessoas que vêm de longe para confraternizar com suas famílias. Assim, tradicionalmente as famílias se reúnem, trocam suas roupas e objetos de decoração por peças novas, e até batizam seus filhos, a fim de celebrar a chegada do ano novo.

O presidente da Associação relata que seus pais, Augusto de Souza Araujo e Adalgisa Cerqueira, sempre foram participantes ativos na tradição, o que o incentivou a levar adiante esse legado.

“Isso ficou contido e quando me tornei adulto, com poder de tomar conta da festa, fomos acrescentando o novo. Antes não tinha banda, então nós colocamos”, relatou.

A parte religiosa será iniciada nesta quinta-feira, 5, com o tríduo na igreja de Tiquaruçu, que segue até domingo, 8, quando será celebrada uma missa, a partir das 10h. No domingo também acontece o cortejo do Desfile de Reis, ponto alto da festividade.

Segundo Asa Filho, atualmente cerca de 15 pessoas participam do Reisado, além da população que vai até às ruas celebrar nos cortejos: “A tradição vem sendo mantida pela fé do povo. O distrito, por mais pobre que seja, é rico nessa tradição, e nós a abraçamos porque o povo a conclama”.

A festa, prevista no Calendário de Eventos Oficiais do Município, é realizada pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

“Essa tradição representa um desses ‘folclores’ que tem em todo o Brasil. A Amazônia tem o ‘Boi Bumbá’, Recife tem o ‘Maracatu’, São Paulo tem ‘As Garoas’, a Bahia e o Rio tem o ‘Samba’, e Tiquaruçu tem ‘O Festejo de Reis’, no qual Feira está sendo bem representada por isso”, pontuou.

*Secom

Comentários

Leia também

Cultura
‘O Velho Lobo do Mar’ traz magia do mundo dos piratas em musical que reúne mistério e aventura

‘O Velho Lobo do Mar’ traz magia do mundo dos piratas em musical que reúne mistério e aventura

O espetáculo entra em cartaz na programação do Feira Tem Teatro nos dias 18 e 19 de...
Cultura
Morre aos 88 anos, Emiliano Queiroz, ator de Senhora do Destino

Morre aos 88 anos, Emiliano Queiroz, ator de Senhora do Destino

Segundo comunicado do produtor teatral, Eduardo Barata, ele sofreu uma parada cardíaca. ...
Cultura
Mostra Talentos Mirins abre o Fenatifs 2024 nesta terça

Mostra Talentos Mirins abre o Fenatifs 2024 nesta terça

Programação será iniciada no Teatro do Cuca a partir das 14 horas