Reforço de bombeiros é enviado para cidades atingidas pela chuva no sul da Bahia
Equipes de reforço foram enviadas às cidades de Ilhéus e Santa Cruz de Cabrália
As chuvas intensas que atingem o extremo sul da Bahia estão causando transtornos para as cidades como Ilhéus, Santa Cruz Cabrália e Vitória da Conquista. Segundo a Defesa Civil da capital (Codesal), entre esta sexta-feira (21) e domingo (23), os acumulados de chuva devem superar os 100 mm na região. Nesta sexta, vinte e cinco bombeiros militares da capital, foram enviados para reforçar as tropas que atendem as regiões de Ilhéus e Santa Cruz Cabrália.
O alerta feito pela Codesal é voltado, principalmente, para as cidades costeiras, mais próximas ao oceano Atlântico. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), o objetivo é reforçar o atendimento das ocorrências, além de atuar preventivamente nos locais com problemas ocasionados pelas fortes chuvas.
“A nossa é intenção é dar todo suporte necessário para preservar todas as vidas naquelas regiões. Com o reforço vamos atuar não apenas na resposta, mas também com ações preventivas junto às comunidade”, explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Adson Marchesini.
Nas regiões das duas cidades mais atingidas, além dos deslizamentos de terra, algumas áreas também estão alagadas por causa do alto índice pluviométrico. O deslocamento dos militares da capital acontece com o apoio do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar da Bahia (PMBA). Os outros bombeiros seguem por terra.
Entre o fim de 2021 e o início de 2022, a região sul do estado foi afetada por grandes enchentes. Considerada a maior tragédia contemporânea da Bahia, as chuvas provocaram 27 mortes, deixaram 523 pessoas feridas, 25.901 desabrigados e 58.691 desalojados.