Reestruturação e investimentos fortalecem segurança pública em Feira de Santana, afirma secretário
Segundo ele, Feira de Santana registrou uma redução superior a 30% nas mortes violentas no último ano.

Durante a assinatura do convênio de cooperação entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Feira de Santana, o secretário estadual de Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou os resultados positivos alcançados no município a partir da atuação integrada entre as forças estaduais e a gestão municipal. Segundo ele, Feira de Santana registrou uma redução superior a 30% nas mortes violentas no último ano.
De acordo com o secretário, os números refletem o alinhamento entre Estado e município, aliado aos investimentos realizados pelo governo estadual.
“Nós já vínhamos trabalhando de forma integrada, Governo do Estado e Prefeitura, e isso fez com que, a partir dos investimentos realizados pelo governador Jerônimo Rodrigues, tivéssemos uma redução de mais de 30% das mortes violentas neste último ano”, afirmou.
Marcelo Werner atribuiu os resultados ao fortalecimento da estrutura de segurança pública, com investimentos em infraestrutura, equipamentos e ampliação do efetivo policial. Entre as ações, ele citou a entrega de novas viaturas para as quatro forças de segurança, a renovação e ampliação da frota, além de melhorias em unidades estratégicas da cidade.
“Vocês acompanharam a entrega de novas viaturas, investimentos em infraestrutura e equipamentos. Já entregamos a DEAM, a unidade no Hospital Clériston Andrade, além do fortalecimento das estruturas da Polícia Civil e da Polícia Militar”, destacou.
O secretário também ressaltou a importância da atuação conjunta com as forças federais, reforçando o papel estratégico de Feira de Santana no cenário da segurança pública.
“A Polícia Federal inaugurou uma delegacia em Feira de Santana e a Polícia Rodoviária Federal também vem investindo aqui. Todos esses órgãos juntos são fundamentais no combate à criminalidade”, pontuou.
Além dos investimentos, Werner detalhou as mudanças administrativas realizadas na segurança pública da Bahia, classificando-as como as maiores da história do Estado. Segundo ele, Feira de Santana foi diretamente beneficiada pelas reestruturações promovidas nos últimos dois anos.
“Fizemos a maior reestruturação da história da segurança pública da Bahia, com a criação de comandos regionais para melhorar a gestão e a operação da Polícia Militar e da Polícia Civil”, explicou.
Em 2025, uma nova etapa desse processo impactou diretamente o município, com a criação da Diretoria Regional da Polícia Civil e a reorganização territorial da Polícia Militar.
“Criamos uma diretoria regional da Polícia Civil, fortalecendo a investigação e a coordenação de todas as unidades da região”, disse.
Werner destacou ainda a criação do Comando Regional do Litoral Norte, com sede em Alagoinhas, que retirou de Feira de Santana a responsabilidade por cerca de 40 a 50 municípios. Segundo ele, a mudança permitiu maior foco no município e em sua macrorregião.
“Isso fez com que a gente pudesse se concentrar mais em Feira de Santana e na macrorregião, reforçando batalhões, companhias e unidades especializadas”, afirmou.
O secretário também ressaltou o reforço no efetivo da segurança pública, com a contratação de cerca de nove mil profissionais nos últimos três anos, além do fortalecimento do policiamento aéreo.
“Até o meio do próximo ano, mais três aeronaves vão reforçar o policiamento, a prevenção e o vetor aéreo”, completou.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim






