“Redução significativa da violência é resultado de integração e investimentos”, afirma Secretário de Segurança Pública
Marcelo Werner destacou os resultados do primeiro balanço de 2024
Segundo secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, a Bahia tem registrado uma significativa redução nos índices de violência, apesar do fortalecimento das facções criminosas no estado. Em declaração durante a inauguração do Posto Especial da Polícia Civil no Hospital Clériston Andrade, o secretário destacou os avanços e os desafios enfrentados pelo governo.
Trouxemos no primeiro ano resultados desafiadores devido ao fortalecimento das organizações criminosas nacionais e locais, que geraram grandes embates e aumentaram a violência. Conseguimos, com a reforma administrativa e operações realizadas pela Polícia Civil e Polícia Militar, fechar o ano de 2023 com recordes de apreensão de armas de fogo e uma diminuição significativa de todos os índices criminais.”
Entre as operações destacadas, Werner mencionou a “Força Total” da Polícia Militar e a operação “Onum Corpus”. Além disso, ele enfatizou a importância dos investimentos em segurança.
“Estamos investindo em mais de 2.700 novos policiais militares, civis e bombeiros. Esse ano, continuamos com a mesma intenção e compromisso.”
O secretário também mencionou a importância das políticas públicas e da participação da sociedade na segurança.
“O novo programa ‘Bahia pela Paz’ mostra que segurança pública não é só polícia. A participação da sociedade e das municipalidades é fundamental, seja com a guarda municipal, monitoramento, iluminação, planejamento urbano, escolas, parques e praças.”
Werner destacou os resultados do primeiro balanço de 2024: “Tivemos uma redução de 85% nos assaltos a banco, apenas um evento em todo o estado. Reduções de 15% nos roubos e furtos de veículos e 13,5% nos crimes violentos letais intencionais. Isso mostra a eficácia das nossas ações integradas com as forças de segurança locais e federais.”
Além disso, o secretário falou sobre a campanha de devolução de telefones celulares e a continuidade das operações de apreensão de armas e prisões de criminosos.
“Tivemos um aumento de quase 20% nas apreensões de armas e quase 9 mil pessoas presas no estado da Bahia. Também desarticulamos diversos laboratórios de drogas e capturamos 55 lideranças criminosas este ano.”
O secretário finalizou destacando os investimentos em infraestrutura e equipamentos de segurança: “Estamos investindo em helicópteros, viaturas, armamentos, coletes e na reestruturação da rede física da segurança pública. Entregamos mais de 40 obras este ano e temos muitas outras para serem concluídas.”