Polícia

Redução no número de municípios sob o CPR-L otimiza segurança em Feira de Santana, avalia coronel Lopes

Apesar das mudanças, o coronel reafirmou que o compromisso do CPR-L continua sendo garantir a segurança da população de Feira de Santana e dos municípios sob sua jurisdição.

11/01/2025 06h00
Redução no número de municípios sob o CPR-L otimiza segurança em Feira de Santana, avalia coronel Lopes

Desde 2023, o Comando de Policiamento da Região Leste (CPR-L), sob a liderança do coronel Antônio Lopes, passou por uma significativa reestruturação. Antes responsável por 102 municípios, o CPR-L agora abrange 37 cidades, permitindo um foco maior nas áreas mais populosas, como Feira de Santana, que concentra o maior número de demandas de segurança pública na região.

Segundo o coronel Lopes, a redução trouxe maior eficiência ao trabalho da Polícia Militar. “O comando estadual criou outros comandos no ano passado, diminuindo a abrangência da nossa área. Apesar de termos uma quantidade menor de municípios, Feira de Santana, com sua população fixa e flutuante, continua sendo o grande desafio, por ser o maior entroncamento e centro comercial da região”, explicou.

Feira de Santana também pode estar à beira de uma nova transformação administrativa na segurança pública. Há um projeto do Governo do Estado para criar um comando específico para o município e a região metropolitana de Serrinha, o que poderia trazer ainda mais eficiência às operações.

“O governo está atento a essas necessidades e, quem sabe, em 2025, possamos ter um comando voltado exclusivamente para Feira de Santana e sua região metropolitana. Porém, isso não depende de nós; está acima dos nossos controles e decisões”, ponderou o comandante.

Essa mudança faz parte de uma política estadual de descentralização. “A Bahia tinha seis comandos de policiamento e hoje está com dez. Essa divisão visa melhorar a efetividade dos órgãos de segurança pública, permitindo maior controle e estratégias mais específicas para cada região”, destacou Lopes.

Apesar das mudanças, o coronel reafirmou que o compromisso do CPR-L continua sendo garantir a segurança da população de Feira de Santana e dos municípios sob sua jurisdição. “Nosso foco é preservar vidas, atuar estrategicamente e adaptar nossas operações à realidade de cada cidade”, concluiu.

Comentários

Leia também

Polícia
Autor de furtos durante os festejos juninos em Santo Antônio de Jesus é preso e cinco celulares são recuperados

Autor de furtos durante os festejos juninos em Santo Antônio de Jesus é preso e cinco celulares são recuperados

Duas vítimas já foram identificadas e tiveram seus aparelhos restituídos no posto da...
Polícia
Foragido por homicídio é preso em Feira de Santana após ameaçar passageiros em ônibus

Foragido por homicídio é preso em Feira de Santana após ameaçar passageiros em ônibus

Com base nas informações repassadas, as guarnições conseguiram interceptar o ônibus...
Polícia
Polícia Civil recupera 36 celulares furtados durante o São João de Cruz das Almas

Polícia Civil recupera 36 celulares furtados durante o São João de Cruz das Almas

Os aparelhos foram localizados após ação rápida de inteligência da Delegacia Territorial...