Educação

Redes estadual e municipais iniciam aplicação do Sistema de Avaliação Baiano da Educação Básica, nesta segunda (18)

A aplicação é feita por avaliadores externos contratados, garantindo a confiabilidade e comparabilidade com avaliações anteriores e de outros estados.

18/11/2024 11h00
Redes estadual e municipais iniciam aplicação do Sistema de Avaliação Baiano da Educação Básica, nesta segunda (18)
Foto: Yasmim Marinho – Ascom/SEC

As escolas das redes estadual e municipais realizam, a partir desta segunda-feira (18), a aplicação da avaliação somativa do Sistema de Avaliação Baiano da Educação Básica (Sabe), composta por questões de Língua Portuguesa e Matemática. A iniciativa, que prossegue até o dia 29 de novembro, tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes em diferentes áreas do conhecimento, identificando pontos fortes e fracos do sistema educacional.

Participam da avaliação estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª e 4ª séries do Ensino Médio integrado. Também participam, de forma amostral, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em turmas dos municípios sede dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).

A aplicação é feita por avaliadores externos contratados, garantindo a confiabilidade e comparabilidade com avaliações anteriores e de outros estados. A quantidade de questões varia de acordo com a série. Os estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, por exemplo, respondem 22 questões de Língua Portuguesa e 22 de Matemática e os da 3ª e 4ª séries do Ensino Médio integrado respondem 26 questões de cada componente curricular.

Todo o material de aplicação é sigiloso para assegurar a integridade do processo. Com essas características, a avaliação Sabe busca fornecer uma visão precisa do desempenho dos estudantes e contribuir para a melhoria contínua da educação no Estado e municípios.

Comentários

Leia também

Educação
Inscrições de processo seletivo para professor da Uefs encerram segunda (18)

Inscrições de processo seletivo para professor da Uefs encerram segunda (18)

A íntegra do edital pode ser consultada no site da instituição.
Educação
PGE já pediu liberação de precatórios do Fundef, mas ainda aguarda STF

PGE já pediu liberação de precatórios do Fundef, mas ainda aguarda STF

Órgão disse que continua aguardando a decisão do Supremo para realizar o repasse e enfim...
Educação
Prefeitura busca terreno para construção de escola em Ipuaçu

Prefeitura busca terreno para construção de escola em Ipuaçu

O prefeito José Ronaldo de Carvalho realizou uma visita técnica na localidade, na manhã...