Rede integrada para combater as drogas e a violência é defendida em seminário
Evento promovido pela Prefeitura e o Conselho de Políticas Públicas sobre Drogas
A proposta de promover uma rede integrada para o combate às drogas e de prevenção à violência foi debatida em seminário realizado no Teatro Margarida Ribeiro, nesta sexta-feira, 12. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) em parceria com o Conselho de Políticas Públicas sobre Drogas (COMAD).
O titular da Sedeso, Antônio Carlos Borges Júnior, considerou importante a atuação conjunta entre as entidades.
“Debater sobre a dependência química e sua problemática na sociedade é pensar em políticas públicas com a participação integrada das instituições sociais, profissionais de saúde, da segurança, da educação, entre outras instâncias, para atuarem na prevenção e oferta de tratamento”, defendeu.
Borges Júnior destacou alguns equipamentos disponibilizados pela Prefeitura que oferece assistência para pessoas em situação de vulnerabilidade, a exemplo do Centro POP. Nele atuam psicólogos, assistentes sociais e advogados que atendem o dependente químico e encaminham, quando necessário, para centros terapêuticos e ao CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). O município também conta o Plantão Social com atendimentos de domingo a domingo por meio do canal Fala Feira 156.
A programação do seminário se estende até o final da tarde com a participação de representantes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Câmara de Vereadores e de instituições terapêuticas.
*Secom