Educação

Rede estadual de ensino ultrapassa a marca de 650 mil matrículas

O ano letivo terá início no dia 6 de fevereiro

02/02/2023 17h03
Rede estadual de ensino ultrapassa a marca de 650 mil matrículas
Foto: Divulgação/ASCOM

Mais de 650 mil matrículas foram realizadas em escolas da rede estadual de ensino após o fim do período de inscrições on-line, que foi realizado pela Secretaria da Educação da Bahia (SEC) entre os dias 16 e 24 de janeiro. O ano letivo terá início no dia 6 de fevereiro com a presença de, pelo menos, 654.747 estudantes que já efetivaram suas matrículas em uma das 1.075 unidades escolares do Estado.

“A matrícula on-line foi um sucesso. Não houve registro de fila na porta das escolas e tivemos um processo tranquilo até o dia 24 de janeiro. Após esse período, nós mantivemos as matrículas abertas de forma presencial, porque a nossa meta é garantir todo mundo na escola e tem vaga garantida para todo mundo”, disse a secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro.

Em reunião em Brasília, no último dia 27 de janeiro, a gestora se reuniu com Julia Ribeiro, oficial de Educação, e Mônica Pinto, chefe de Educação, entre outros representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), para fortalecer e ampliar o Busca Ativa na Bahia – programa desenvolvido pelo órgão federal em todo o país para apoiar gestores públicos na identificação, na matrícula e no acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de abandoná-la, bem como para contribuir no atendimento dos demais serviços públicos da rede de proteção.

A busca ativa é uma estratégia para sensibilizar a sociedade local, especialmente as comunidades mais vulneráveis, possibilitando que toda criança e adolescente tenham acesso à educação. O Estado e os municípios, em parceria com as secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, trabalham de forma colaborativa na execução das ações, desde a identificação da criança ou do adolescente fora da escola. “Vamos continuar mobilizando toda a sociedade para que, juntos, possamos incentivar aqueles que ainda não se matricularam. No que depender do nosso esforço conjunto e das ações efetivas do governo do Estado, não teremos ninguém fora da escola em 2023”, acrescentou Adélia Pinheiro.

O superintendente de Gestão da Informação Educacional da SEC, Rainer Guimarães, fez um balanço da busca ativa na pós-matrícula oficial na rede estadual. “Após o período formal de matrícula, já conseguimos identificar aqueles estudantes da nossa rede que estão em risco de evasão, ou seja, que ainda não fizeram a matrícula em uma de nossas escolas. Desde então, estamos trabalhando para que sejam rematriculados, no caso de não estarem em outra rede de ensino. Esta é uma ação que segue durante todo o mês de fevereiro. A nossa missão é todo mundo na escola”.

Na Bahia, 351 municípios já aderiram ao Busca Ativa. “Mas queremos mais, queremos todos envolvidos, independentemente de suas posições político-partidárias, porque a nossa meta é todo mundo na escola”, pontuou a secretária. A adesão ao programa deve ser feita pelo site https://buscaativaescolar.org.br/. Para otimizar ainda mais o processo, a SEC promove ações de acompanhamento aos municípios nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) que já realizaram ou não a adesão, a partir de atividade como mobilizações, capacitações e orientações.

No caso de identificação de crianças e adolescentes fora da escola, a SEC orienta cada município a entrar em contato através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (71) 3115-9174 ou, ainda, por meio do UNICEF, pelo e-mail [email protected] ou via 0800-729-2872.

*ASCOM

Comentários

Leia também

Educação
MEC alerta para golpes e ressalta que inscrição no Prouni é gratuita

MEC alerta para golpes e ressalta que inscrição no Prouni é gratuita

Site falso retirado do ar cobrava taxa ilegal de inscritos
Educação
SEC convoca mais 172 professores aprovados em processo seletivo

SEC convoca mais 172 professores aprovados em processo seletivo

Novidade consta no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (24)
Educação
Escola Nilton Bellas Vieira é entregue após ser reconstruída

Escola Nilton Bellas Vieira é entregue após ser reconstruída

Agora, a capacidade é para atender 550 alunos.