Feira de Santana

Rede de Saúde Mental alerta para sinais que podem levar ao suicídio

Em Feira, quase 43 mil pessoas estão cadastradas nos cinco CAPS

04/09/2022 12h11
Rede de Saúde Mental alerta para sinais que podem levar ao suicídio

Reconhecer o comportamento e atitudes de uma pessoa em sofrimento psíquico pode evitar uma tragédia. No mês de luta contra o suicídio, o setembro Amarelo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove rodas de conversas, palestras e ações educativas. O objetivo é chamar a atenção das pessoas para conseguir identificar o problema, seja no ciclo familiar ou entre amigos.

Segundo a coordenadora da Rede de Saúde Mental, Regicelia Silva, serão feitos momentos de sensibilização nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), além de ações nos semáforos e escolas.

“O suicídio é um problema de saúde pública. É importante que familiares e amigos saibam identificar, sem julgamentos e demonstrando empatia, para que essas pessoas possam ser ajudadas e recebam o suporte psicológico adequado. No CAPS nós oferecemos esse apoio”, afirma a coordenadora.

Em Feira de Santana, 42.727 pessoas estão cadastradas nos cinco CAPS. São atendidos pacientes com transtornos mentais, como ansiedade, depressão e distúrbios comportamentais provocados pelo uso de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas).

Nos meses de julho e agosto deste ano, a Rede de Atenção Especializada em Saúde Mental realizou 109 acolhimentos. Desse número, 10% corresponde ao transtorno afetivo bipolar, 15% a depressão, 30% a ansiedade generalizada, 15% a síndrome de burnout e 30% ao transtorno misto de ansiedade e depressão.

O atendimento especializado é prestado por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos e psiquiatras. Além destes equipamentos, as pessoas podem procurar ajuda nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Saúde da Família (USFs), UPA’s, SAMU 192 e hospitais.

*Secom

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Casa do Trabalhador fortalece autonomia feminina com o guichê “A Vez Delas”

Casa do Trabalhador fortalece autonomia feminina com o guichê “A Vez Delas”

A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Mulher e a Secretaria de Trabalho,...
Feira de Santana
HEC promove Cortejo de Carnaval e Bloquinho da Prematuridade para pacientes

HEC promove Cortejo de Carnaval e Bloquinho da Prematuridade para pacientes

O Cortejo de Carnaval foi organizado com a participação de profissionais de diferentes...
Feira de Santana
Bolão da Feira de Santana fatura mais de R$ 82 mil na Mega-Sena

Bolão da Feira de Santana fatura mais de R$ 82 mil na Mega-Sena

Aposta com sete dezenas foi registrada em lotérica e prêmio será dividido entre 50 participantes ...