Brasil

Receita libera consulta a restituição do Imposto de Renda nesta sexta-feira

Dinheiro será depositado no próximo dia 30

23/09/2022 06h34
Receita libera consulta a restituição do Imposto de Renda nesta sexta-feira
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A partir das 10h desta sexta-feira (23), o contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2022 (ano-base 2021) poderá acertar as contas com o Leão. Nesse horário, a Receita Federal libera a consulta ao quinto e último lote de restituição deste ano. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

No próximo dia 30, a Receita depositará R$ 1,9 bilhão a 1.220.501 contribuintes. Desse total, R$ 221.130.324,62 serão pagos aos contribuintes com prioridade legal, sendo 5.201 idosos acima de 80 anos; 36.492 entre 60 e 79 anos; 4.247 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 15.378 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

O restante do lote será destinado a 1.159.183 contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores. 

A consulta pode ser feita na página da Receita Federal da internet. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

Como este é o último lote regular do ano, quem não estiver na lista de restituição caiu na malha fina. Nesse caso, é preciso entrar no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) e verificar as pendências. Em seguida, o contribuinte deverá enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes residuais, destinados a quem resolveu a situação com o Fisco.

*Agência Brasil

Comentários

Leia também

Brasil
OAB é alvo de ataque hacker e anuncia retirada de sistemas do ar por 48 horas

OAB é alvo de ataque hacker e anuncia retirada de sistemas do ar por 48 horas

A situação foi divulgada pelo Conselho Federal do órgão, que emitiu uma nota sobre...
Brasil
Professora morre, vítima de atentado em escola de São Paulo

Professora morre, vítima de atentado em escola de São Paulo

Aos 71 anos, Elisabete Tenreiro chegou a dar entrada em hospital, mas veio a óbito após...
Brasil
Governo estuda decretar emergência climática permanente em mil cidades

Governo estuda decretar emergência climática permanente em mil cidades

Medida seria voltada para municípios comprovadamente vulneáveis