Feira de Santana

Receita Federal faz operação em Feira de Santana

Cerca de seis caminhonetes da Receita Federal circulam por Feira de Santana

28/02/2023 12h44
Receita Federal faz operação em Feira de Santana

A Receita Federal realiza nesta terça-feira (28), uma operação contra venda de produtos falsificados em Feira de Santana. A operação acontece no Centro da cidade, na rua Conselheiro Franco e na Praça Presidente Médici.

Ao portal De Olho na Cidade, o presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes de Feira de Santana (Avamfs), Sandro Santana, informou que não houve fiscalização dentro do Feiraguai.

“De maneira informal, pois não tive contato com nenhuma autoridade que realiza essa fiscalização, soube que em cerca de cinco lojas de acessórios de celulares na Praça Presidente Médici, no entorno do Feiraguay, ocorreu essa ação da Receita com apreensão de materiais que não seriam originais”, disse Sandro, acrescentando que “houve de fato um temor de alguns comerciantes do nosso entreposto comercial que ainda trabalham com produtos alternativos, mas não ocorreram fiscalizações dentro do Feiraguay”, concluiu.

Cerca de seis caminhonetes da Receita Federal circulam por Feira de Santana. Nossa reportagem entrou em contato com a assessoria do órgão, mas até o momento não há outras informações sobre essa ação.

Em nota, a Receita Federal informou que apreendeu equipamentos eletroeletrônicos com indícios de pirataria e contrafação em estabelecimentos comerciais na cidade de Feira de Santana.

“A Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal da 5ª Região Fiscal apreendeu artigos eletroeletrônicos falsificados, com uso indevido de marcas conhecidas, em estabelecimentos comerciais de Feira de Santana (BA).

Foram apreendidos cerca de 112 volumes, contendo produtos eletroeletrônicos e acessórios para celular, com valor aproximado de R$ 280 mil
Participaram da operação intitulada “Operação Corsários”, 24 servidores de Receita Federal.

A ação ocorreu simultaneamente em seis lojas da cidade. Os produtos falsificados foram identificados por meio de fiscalização de rotina, a partir de técnicas de análise de risco.

O nome da operação remete aos piratas que serviam à nobreza. Como Feira de Santana foi apelidada como” Princesinha do Sertão”, então seriam os piratas da Princesa.
Esses produtos são retirados do mercado não só para evitar a concorrência desleal com os estabelecimentos que vendem produtos originais e que recolhem os tributos devidos, como também como mecanismo de proteção ao consumidor, pois são adquiridos como se fossem originais e podem causar danos à saúde e ao meio ambiente
, e em causar mal à saúde do consumidor, não recolhem tributos, provocam a concorrência desleal e muitas vezes podem estar financiando o crime organizado”.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Prefeito José Ronaldo busca diálogo com a Embasa para resolver falta de água na zona rural

Prefeito José Ronaldo busca diálogo com a Embasa para resolver falta de água na zona rural

José Ronaldo afirmou que já está tomando medidas iniciais e pretende intensificar o...
Feira de Santana
Feira do Livro usado movimenta pais e alunos em Feira de Santana

Feira do Livro usado movimenta pais e alunos em Feira de Santana

A feira se consolida como uma alternativa acessível e prática para aquisição de materiais...
Feira de Santana
Amigos destacam legado de fé e serviço do Frei Rutivalter Alves

Amigos destacam legado de fé e serviço do Frei Rutivalter Alves

Frei Rutivalter era carinhosamente conhecido como o "Padre das Comunidades".