Política

Real Time: Pesquisa mostra ACM Neto com 60% dos votos válidos e Jerônimo com 29%

Ex-prefeito de Salvador lidera em todos os cenários

05/09/2022 09h44
Real Time: Pesquisa mostra ACM Neto com 60% dos votos válidos e Jerônimo com 29%
Foto: Divulgação/TV Band; Camila Souza/GOVBA

A nova rodada da pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Record TV e divulgada nesta segunda-feira (5), mostrou ACM Neto (União Brasil) com 25 pontos percentuais (p.p.) sobre o segundo colocado, Jerônimo Rodrigues (PT), na disputa pelo Governo da Bahia. No cenário estimulado, quando uma lista com o nome dos candidatos é apresentada ao eleitor, o ex-prefeito de Salvador marcou 49%, enquanto o petista pontuou 24%. João Roma, do PL, foi escolhido por 9% dos entrevistados.

De acordo com o levantamento, os outros candidatos não pontuaram no cenário para o primeiro turno. São eles: Marcelo Millet (PCO), Kleber Rosa (PSOL) e Giovani Damico (PCB). Ao todo 10% não souberam responder o questionamento.

No cenário espontâneo, quando o eleitor não recebe uma lista com as opções, o ex-prefeito de Salvador marcou 30%. Jerônimo foi escolhido por 13% dos entrevistados e Roma por 5%. Outros candidatos somaram 2% das escolhas no cenário. 40% não souberam responder.

Entre os votos válidos, ou seja, sem nulos ou brancos, ACM Neto tem 60% — o suficiente para uma vitória em primeiro turno. Jerônimo tem 29% e João Roma, 11%.

Além de analisar a intenção de voto nos tradicionais cenários estimulado e espontâneo para o primeiro turno das eleições ao Governo da Bahia, a pesquisa Real Time Big Data revelou a pontuação de cada postulante ao Palácio de Ondina por região.

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), lidera em todas as sete regiões do estado analisadas pelo levantamento. A maior vantagem do carlista para o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, segundo colocado nas pesquisas, pode ser observada na região metropolitana de Salvador (RMS).

Na RMS, Neto foi escolhido por 54% dos entrevistados. Jerônimo apareceu com apenas 18% das intenções de voto, enquanto João Roma (PL) pontuou 12%. Os demais candidatos não pontuaram na região. Brancos e nulos somaram 6% e 10% não souberam responder.

Já a região com a menor diferença entre ACM Neto e Jerônimo Rodrigues foi o Nordeste do estado. Nela, o ex-prefeito pontuou 41%, enquanto o petista obteve 31% das escolhas dos eleitores. João Roma aparece com 7% na localidade. Nulos e Brancos somaram 12% e 9% não souberam responder.

Na região do Centro-Sul baiano, ACM Neto marcou 42% das intenções de voto. Jerônimo pontuou 28% e, Roma, 7%. Marcelo Millet, do PCO, obteve 1% das escolhas. Brancos e nulos marcaram 9%, enquanto 13% não souberam responder.

Já na região do Centro-Norte da Bahia, ACM Neto foi escolhido por 43% dos entrevistados. Ao todo, 31% optaram por Jerônimo Rodrigues e 5% pelo candidato do PL. Brancos e nulos somaram 7% e 14% não souberam responder.

Na região Sul do estado, o ex-prefeito de Salvador pontuou 47%. O petista marcou 21%, enquanto João Roma atingiu 12% das escolhas. Nulos e brancos somara 7% e 13% não souberam responder.

Na região do Vale do São Francisco, ACM Neto lideram com 50% das inteções de voto. Jerônimo marocu 20% e João Roma apenas 4%. Kleber Rosa, do PSOL, pontuou 1% no local. Nulos e brancos somaram 10% e 15% não souberam responder.

Por fim, no Extremo-Oeste da Bahia, é possível observar uma grande vantagem de ACM Neto. O ex-prefeito pontuou 54% na região, enquanto Jerônimo Rodrigues 23%. João Roma foi escolhido por 13% dos entrevistados. Brancos e nulos somaram 5% e outros 5% não souberam responder.

A Real Time Big Data, registrada no TSE sob o número BA-04374/2022, ouviu 1.200 pessoas, entre 2 e 3 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

*Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
PT pode perder domínio da Saúde e da Educação para garantir apoios a Lula

PT pode perder domínio da Saúde e da Educação para garantir apoios a Lula

O PT, no entanto, já decidiu que não abrirá mão do ministério que cuidará do Bolsa...
Política
Cotado para ser ministro de Lula, Rui participa de evento com equipe de transição e critica orçamento secreto

Cotado para ser ministro de Lula, Rui participa de evento com equipe de transição e critica orçamento secreto

Governador criticou ainda a transformação da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos...
Política
Lula deve deixar encontro com Biden para o início de 2023

Lula deve deixar encontro com Biden para o início de 2023

Presidente eleito se reuniu com conselheiro dos EUA