Ração contaminada mata 245 equinos em quatro estados
Análises constataram presença de alcalóides pirrolizidínicos substâncias tóxicas pra equinos na ração
Ao menos 245 cavalos morreram após terem consumido rações equinas contaminadas da empresa Nutratta Nutrição Animal. Os casos foram registrados em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas.Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), uma falha no controle de matérias-primas utilizadas pela empresa é investigada.
Análises constataram presença de alcalóides pirrolizidínicos, chamadas de monocrotalina, substâncias tóxicas pra equinos. Elas são incompatíveis com a segurança alimentar animal, “e mesmo em doses muito pequenas pode causar problemas neurológicos e hepáticos graves”, informou, em nota, o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart. Ele acrescenta, “a legislação é clara: ela [a substância encontrada] não pode estar presente em nenhuma hipótese” nas rações.
A empresa Nutratta Nutrição Animal divulgou nota na sexta-feira (11) e lamenta e afirma que está colaborando integralmente com as autoridades e que adotou uma postura cautelosa desde os primeiros relatos, optando por não se manifestar publicamente antes de ter respaldo técnico.